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Agora.Citibankr1.11 - 19 Oct 2023 - 23:20 - GregorioIvanoff

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Ágora


Você está preparado para se enquadrar ao SPED?


Conheça o funcionamento do processo de análise dos dados fiscais e contábeis


Para que sua empresa esteja alinhada às novas regras do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), é importante que você conheça o funcionamento desse novo processo de análise dos dados fiscais e contábeis do seu negócio.

O SPED é uma iniciativa da Receita Federal que transferirá gradativamente para um novo ambiente eletrônico todas as obrigações contábeis e fiscais das empresas brasileiras. “As informações geradas pelas organizações serão reunidas no Ambiente Nacional, um banco de dados único que armazenará informações de tudo o que as empresas compram, vendem e arrecadam de impostos, além de informações contábeis e previdenciárias”, explica José Adriano Pinto, diretor de Soluções da IOB, consultoria especializada nas áreas Contábil, Tributária, Trabalhista, Previdenciária e Societária.

O SPED abrange três subprojetos: a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), a Escrituração Contábil Digital (ECD) e a Escrituração Fiscal Digital (EFD). “Com o SPED, o cruzamento das informações será feito de forma mais ágil, considerando impostos federais, estaduais e municipais, sem a possibilidade de omissão ou adulteração de dados”, complementa José Adriano.

A adaptação às novas regras do SPED implica ajuste dos bancos de dados e sistemas das empresas, treinamento dos responsáveis pelos processos internos e ainda está sujeita às definições das exigências por parte do governo. Veja algumas dicas para auxiliá-lo nesse caminho:

  • Atualização de cadastros de materiais e de clientes e fornecedores, além de revisão e atualização de processos internos de gestão.
  • Contratação de uma empresa especializada em serviços de consultoria fiscal e contábil para identificar quais as informações que a sua empresa precisa fornecer por meio desses novos mecanismos.
  • Instalação e/ou adaptação de softwares ou ferramentas de gestão, como o ERP ou softwares complementares, para gerar os arquivos exigidos pelo SPED.
  • Investimento em treinamento dos profissionais de TI e das áreas contábil, fiscal e de negócios para adaptar a empresa às novas normas.


Saiba mais sobre a NFe, SPED Contábil e SPED Fiscal


Nota Fiscal Eletrônica


A Nota Fiscal Eletrônica foi implementada em novembro de 2006. Trata-se de um modelo nacional, emitido por meio de um sistema integrado entre as empresas e os fiscos estaduais e federais. Até setembro deste ano, mais de 50 mil empresas estarão obrigadas a emitir a NFe. Mais informações podem ser obtidas no Portal da Nota Fiscal Eletrônica, no endereço http://www.nfe.fazenda.gov.br.


SPED Contábil


Estabelece que as empresas sujeitas ao acompanhamento tributário diferenciado e tributadas pelo Lucro Real (aproximadamente 11.000) devem elaborar os livros contábeis na forma digital e transmiti-los até 30/06/2009 (referência 2008), e estas e todas as demais empresas tributadas pelo Lucro Real devem transmitir os livros de 2009 até 30/06/2010. Os dados são transmitidos por meio do aplicativo PVA disponibilizado pela Receita Federal, que importa os arquivos eletrônicos referentes aos lançamentos contábeis das empresas. Mais informações podem ser obtidas no Portal do SPED, no endereço http://www1.receita.fazenda.gov.br/sped-contabil/o-que-e.htm.


SPED Fiscal


Os arquivos gerados pelos contribuintes, relativos aos livros fiscais de entradas, saídas, apuração do ICMS, IPI e Inventário, são importados e validados por meio do aplicativo PVA fornecido pela Receita Federal. O SPED Fiscal passou a ser exigido desde janeiro de 2009 para alguns estabelecimentos de contribuintes do ICMS e/ou IPI a exclusivo critério de cada Estado, conforme listas publicadas pelas Secretarias de Fazenda Estaduais, que somam aproximadamente 15 mil empresas. Estas empresas têm até 30/09/2009 para transmitir os arquivos de janeiro a agosto de 2009. Mais informações podem ser obtidas no Portal do SPED, no endereço http://www1.receita.fazenda.gov.br/sped-fiscal/o-que-e.htm.


Outras fontes recomendadas:

http://www.iobsolucoes.com.br e http://www.sped.blog.br.


Palavras-chave: análise de dados, gestão de projetos inovadores, negócios eletrônicos, cadastros


Citibank. Disponível em < http://www.citibank.com.br >.

Citibank tem interesse em financiar geração nuclear. Eco-Finanças, Amazônia Brasileira. Fonte: Valor Econômico - (22/07/2008). Disponível em < http://ef.amazonia.org.br/index.cfm?fuseaction=noticia&id=278182 >.


http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&lr=&q=gest%C3%A3o+de+projetos+inovadores+organiza%C3%A7%C3%A3o+Citibank&btnG=Pesquisar&lr=


http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&lr=&q=%22gest%C3%A3o+de+projetos+inovadores%22+organiza%C3%A7%C3%A3o+Citibank&btnG=Pesquisar&lr=

-- GregorioIvanoff - 18 Dec 2006
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