O processo de criação em conhecimento
O texto indicado a seguir é uma adpatação das propostas encontradas em VON KROGH, ICHIJO e NONAKA (2001) e NONAKA e TAKEUCHI (1997).
A partir das propostas dos autores, argumenta-se que estratégias de avanço dependem da criação em novos conhecimentos.
O processo de criação em conhecimento envolveria:
- Compartilhamento em conhecimento tácito;
- Criação em conceitos;
- Justificação em conceitos;
- Construção em protótipos (adaptado de VON KROGH et al., 2001) ou construção em um arquétipo (adaptado de NONAKA e TAKEUCHI, 1997);
- Nivelação em conhecimento (adaptado de VON KROGH et al., 2001) ou difusão interativa em conhecimento (adaptado de NONAKA e TAKEUCHI, 1997).
Para o
compartilhamento em conhecimento tácito, a partir de VON KROGH et al (2001), destaca-se a proposta de promoção de
microcomunidades do conhecimento.
É nas microcomunidades que os participantes têm a chance de compartilhar emoções perceptíveis, mas não expressas. As relações solícitas e o conhecimento vinculado aos sentidos e à proximidade física são enfatizados. A linguagem não é a principal ferramenta do processo. O compartilhamento em conhecimento pode exigir novas organizações, diferentes modalidades de programação de projetos e novos arranjos do espaço físico.
Para a
criação em conceitos, práticas e julgamentos compartilhados são expressos por meio da linguagem. Os participantes capazes de catalisar e coordenar a criação em conhecimento na empresa (ativistas do conhecimento), são designados com base em sua capacidade de construir e de "ver" os conceitos mentalmente. O desenvolvimento em linguagem servirá tanto para comunicar novas experiências como para orientar novos pensamentos. Os participantes devem dispor de bastante tempo para experimentar os diferentes usos de conceitos.
Para a
justificação em conceitos, parte-se para o diálogo aberto sobre o conceito, com críticas construtivas. Os conceitos são compatíveis com estratégias e valores da empresa? O conceito será valioso no futuro? Quem se beneficiará do conceito no futuro? Quais os interesses de fornecedores no conceito? De que maneira o conceito respaldará a situação atual? Devem ser adotados critérios que levem em conta as experiências e expressões individuais. Julgamentos sobre generosidade, verdade e beleza dos conceitos são muito importantes na criação de algo verdadeiramente inovador.
Para a
construção em protótipos, ocorre a combinação do novo conceito com conceitos, produtos, componentes e procedimentos já existentes. São envolvidos participantes além da micromunidade original.
Para a
nivelação em conhecimento, o protótipo se transforma em fonte de inspiração ao transitar pela empresa e por áreas de negócios, mercados ou microcomunidades. Algumas dessas alterações e intercâmbios em conhecimento induzem a microcomunidade original a retornar a fases anteriores do processo. O compartilhamento em conhecimento pode envolver abreviar o tempo decorrido entre a criação e a recepção, documentar e assegurar a recirculação do novo conhecimento.
Segundo VON KROGH et al. (2001), a alavancagem em conhecimento implica que o conhecimento compartilhado deva ter valor local. Cada fase do processo de criação do conhecimento deve ser delineada na elaboração de uma estratégia em avanço.
Aprendizado e crescimento:
conhecimento em criação
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GregorioIvanoff - 19 Apr 2023
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