Software Livre na Educação
Hoje, no mundo em que vivemos, estamos rodeados de grandes tecnologias, grandes evoluções que visam aumentar a produtividade, com redução de custo e várias opções para soluções de problemas. Por conta disso a necessidade da busca de novas tecnologias têm aumentado cada vez mais.
Esse tipo de tecnologia que busca uma redução de custo, ou seja, software livre vem desempenhando um papel muito importante no setor da Educação, devido a fato da grande variedade de sistemas ou até mesmo pacotes(Ex.: Software Educacional no GNU ) que focam a Educação.
Sistemas Software Livre
De acordo com os especialistas o setor da educação oferece um grande potencial, pois os benefícios econômicos adquiridos são muitos maiores e mais importantes, devido a fato da economia adquirida a partir das licenças de software, a facilidade de adaptação, etc.
Desde a época dos mainframes e dos primeiros pcs, as Universidades e algumas empresas já empenhavam - se na produção de softwares que eram distribuídos gratuitamente e com seu código aberto para que todos pudessem ler e reescrever. Isto foi aumentando e se tornando mais forte com o surgimento da Internet, cujo, a sua base é formada através de software livre (TCP/IP, HTTP, etc). Nesta época as Universidades e Instituições de ensino tiveram uma grande importância, pois a grande maioria dos software livres eram desenvolvidos nas mesmas, com o apoio de alunos, professores e as vezes até de empresas de software e hardware que tinham interesse no que estavam trabalhando.
Para termos uma ideia de como anda a questão do uso de software livre no Brasil é que tramita na Comissão de Ciências de Tecnologia, Comunicação e Informática um projeto (PL 3280/04) do deputado Luiz Couto que determina a utilização do software livre em todas as
escolas públicas do País, também temos instituições de ensino que focam o desenvolvimento em software livre, como por exemplo a Unicamp que além de desenvolver os sistemas eles à utilizam.
Essas iniciativas fazem com que percamos a dependência dos chamados softwares proprietários, que além do grande custo, englobam diversos fatores como hardware, software, infraestrutura de redes e recursos humanos.
Bibliografia
http://www.dicas-l.unicamp.br/artigos/linux/swlivre-ead.shtml
http://portal.softwarelivre.org/news
http://www.softwarelivre.gov.br/SwLivre/
http://gnu.fyxm.net/education/education.pt.html
http://teleduc.nied.unicamp.br/teleduc/
Palavras-chave:
mudança organizacional
-- Johnny Ramos P. Da Silva - 30 Aug 2004
to top