O que é Veille Stratégique?
Por
Christiano Hage Gonçalves
Veille Stratégique é o processo informacional pelo qual a empresa se coloca à escuta antecipativa de “
sinais fracos” de seu ambiente, com o objetivo de descobrir oportunidades e reduzir suas incertezas.
A expressão
Veille Stratégique é um conceito francês que pode ser traduzido para o português como “Inteligência Estratégica Antecipativa”. Em inglês, as expressões conhecidas mais proximas são
Competitive Intelligence e
Environmental Scanning. A
Veille Stratégique apresenta diversos aspectos que lhe são específicos, como a questão da antecipação, o conceito de
sinais fracos (ou weak signals), a inteligência coletiva, e a transformação destes conhecimentos em ações estratégicas que podem ser aplicadas no contexto do
mundo corporativo.
A
Veille Stratégique pode ser implementada através de um processo coletivo e proativo onde os colaboradores da empresa coletam, de forma voluntária, e utilizam a seu favor as informações relacionadas ao seu ambiente exterior e às mudanças que podem nele ocorrer. Em outras palavras, é uma maneira de, através de uma metodologia, organizar de forma proativa sua curiosidade em relação às mudanças de seu ambiente com o objetivo de reforçar sua competitividade durável.
No contexto da
Veille Stratégique, a interpretação das informações baseiam-se mais em exercícios indutivos do que dedutivos:
- Indutivo significa raciocinar ou proceder por indução. A indução é uma operação mental que consiste em trazer à tona casos particulares diferentes de casos comuns. Exemplo: a empresa coleta e explora informações sem ideias prévias, mas com a intenção de descobrir, talvez, alguma coisa que possa ser interessante para ela. Podemos assim considerar que ela investiga, explora seu ambiente para descobrir surpresas, ou então para certificar-se da ausência de surpresas.
- Dedutivo significa concluir, decidir ou encontrar alguma coisa por um raciocínio consequente. Exemplo: a empresa procura informações com o objetivo de escolher algumas de acordo com preferências prévias definidas. Ela possui questões claras e busca uma resposta precisa, e ela sabe qual área delimitada do ambiente monitorar para encontrar as informações.
Por este motivo, não devemos esperar que iniciativas de
Business Intelligence (
BI) possam realizar, sozinhas, tratamentos indutivos. O ambiente de
BI consolida e fornece informações preciosas ao processo de decisão, porém a resposta sobre “qual ação” deve ser realizada, geralmente exige o emprego de inteligência humana.
Veille Stratégique não pode ser imposta por nada nem ninguém. Somente pode existir se houver uma vontade voluntária dos envolvidos na iniciativa; uma vontade que deve estar acompanhada de atos efetivos. Ela resulta de atitutes proativas de um grupo de indivíduos que deseja estar à frente, e não se permite ser conduzido pelos eventos de seu ambiente. A vontade proativa é de fato um fator crítico de sucesso em iniciativas de
Veille Stratégique.
O uso de
Veille Stratégique tem como objetivo ajudar a criar oportunidades de negócios, inovar, se adaptar à evolução do ambiente, evitar surpresas estratégicas, reduzir riscos e a incerteza geral, tornando-se uma arma competitva secreta para maximizar o aproveitamento do ambiente, e/ou manter-se à frente de seus competidores no mundo, geralmente selvagem, dos negócios.
Palavras-chave:
proatividade,
surpresa
Português:
atenção estratégica, vigilância estratégica, monitoramento estratégico
Resultados:
emprego no mundo
http://www.datawarehouse.inf.br
http://www.veille-strategique.org
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GregorioIvanoff - 25 Nov 2005
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