A noção de
Fluência (mais dinâmica), como o passo a seguir às Literacias (mais fixa, semi-móvel). A este propósito vejam a distinção feita por Demetri Orlando (2007). Em minha opinião é na passagem da semi-dinâmica (literacias) para as dinâmicas activas (fluências) que eu penso que os Professores/Formadores/Coaches devem estabelecer a Arquitetura que vai Guiar/Orientar/Ajudar ao Pathway to Effective Learning por parte do Aprendiz/Aluno/Formando ... Em qualquer caso, a "gasolina" do processo está nos diferenciais, nos "deltas" nos "gaps", nos "desvios", na diversidade, no conflito, na Coordenação de um Equilíbrio Instável ... Os sistemas Educativos do Seculo XXI são sistemas dissipativos na linha de Ilia Prygogine ... atuam longe do ponto de equilíbrio, havendo que contar sempre com «atratores estranhos», mas mesmo assim ... nesta lógica da complexidade o Gerível é ... Possível.
-- Adaptado de Francisco Lavrador Pires
Palavras-chave:
aprendizagem,
congruência
ORLANDO, Demetri. Literacy vs. Fluency. December 2, 2007. Available from <
http://isenet.ning.com/group/librarians/forum/topic/show?id=1194706%3ATopic%3A6600 >. access on 2 March 2012.
--
GregorioIvanoff - 25 Dec 2021
to top