Elaboração da segmentação de cargas
Este texto descreve uma parte do processo de levantamento de cargas (equipamentos elétricos) em escritórios para a elaboração de banco de dados para segmentação de cargas. Essa parte do processo está relacionada com a caracterização de usuários em áreas das salas, seu uso de equipamentos, os circuitos elétricos que alimentam de energia esses equipamentos, o agrupamento de circuitos de acordo com a disposição física das mesas e a lógica de trabalho dos usuários.
O processo implica inicialmente na identificação e registro das principais áreas das salas a serem levantadas.
As áreas, nas salas, são ilhas de trabalho compostas por mesas (postos de trabalho) com computadores, impressoras e outros equipamentos.
Cada posto de trabalho será numerado e associado a um usuário (pessoa). Cada usuário poderá fazer uso de mais de um equipamento (micro, impressora, fax, telefone etc). Ilhas de serviços podem conter diversos equipamentos e atender a um conjunto de usuários.
As diversas cargas (equipamentos elétricos) serão identificadas e terão suas características elétricas registradas. Essas características permitirão calcular todas as capacidades da instalação elétrica das salas. O conjunto de registros de cargas será denominado de relação de cargas.
As cargas estarão ligadas a circuitos elétricos que proverão a energia necessária ao seu adequado funcionamento. Os circuitos, por sua vez, serão registrados em grupos de acordo com a sua característica de utilização. Essas características de utilização determinarão os grupos de circuitos que atendem áreas específicas das salas e poderão ser segmentados, por exemplo, para uso geral ou informática.
Palavras-chave: contextos
--
GregorioIvanoff - 19 Nov 2003
to top