"Antecipando a palestra que o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco realiza na Casa do Saber Rio, dia 5 de julho, a convite do Instituto Millenium, entrevistamos o economista sobre a hiperinflação e a trajetória da moeda no país.
Avaliando a trajetória da moeda no país pelo viés institucional, o empresário considera o evento de hiperinflação brasileira como o mais perverso da economia mundial.
Franco desmitifica o aumento do consumo, tão alardeado como problema para o crescimento da inflação no país, e concentra a preocupação no gasto público e no uso político da moeda: “Aceitamos o governo gastar mais do que arrecada com uma naturalidade imensa, como se isso fosse parte da vida, e não é não. Isso é parte da doença que nos levou à hiperinflação.”, analisa.
O empresário alerta: 'Hoje existe uma desconexão entre receita e despesa porque as instituições brasileiras que regulam o orçamento público são fracas'." (MACEDO, 2011).
Brasil:
orçamento no Brasil,
Estado Brasileiro
Resultados:
combate à corrupção
GALLI, A.
et alli. Os cargos que os políticos mais querem. In. LOYOLA, L.; RAMOS, M. O que o Brasil precisa fazer para combater a corrupção.
Revista Época, 11 jun. 2007. Disponível em <
http://www.irb-brasilre.com.br/cgi/clipping/internet/anexos/mostrarAnexos.cfm?dirDoarquivo=/usr/local/www/htarqs/cgi/clipping/arquivos/&nomeDoarquivo=12_05_2007_epocacompleto.pdf >. Acesso em 25 fev. 2009
LOYOLA, L.; RAMOS, M. O que o Brasil precisa fazer para combater a corrupção.
Revista Época, 11 jun. 2007. Disponível em <
http://www.epoca.com.br/ >. Acesso em 25 fev. 2009.
MACEDO, Maria Fernanda. Gustavo Franco: “Hoje existe uma desconexão entre receita e despesa porque as instituições brasileiras que regulam o orçamento público são fracas.”, 01/07/2011. Disponível em <
http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/instituto-millenium/2011/07/01/gustavo-francohoje-existe-uma-desconexao-entre-receita-e-despesa-porque-as-instituicoes-brasileiras-que-regulam-o-orcamento-publico-sao-fracas/ >. Acesso em 6 jan. 2015.
--
GregorioIvanoff - 01 Nov 2016
to top