"[...]
Como funciona?
O método consistiu na avaliação de 100 países, desenvolvidos e emergentes. Cada um desses países recebeu notas em nove itens, que avaliaram diversos indicadores em três áreas diferentes: fatores econômicos, financeiros e sociais.
Para mensurar o desenvolvimento financeiro, avaliaram-se dados referentes à nota de crédito do país, à moeda e ao tamanho do mercado acionário como proporção do Produto Interno Bruto (PIB) ─ para se perceber quão desenvolvido e importante o mercado de ações é.
Na questão econômica, levou-se em conta o tamanho da população, o PIB per capita e competitividade, que incluiu avaliações sobre infraestrutura, mercado de trabalho e produtividade.
Em relação aos indicadores sociais, foram analisados o
Índice de Desenvolvimento Humano (
IDH), que avalia educação, saúde e bem-estar de países; o Índice da Economia do Conhecimento (IEC) do Banco Mundial, e uma mistura de indicadores de liberdades civis e direitos políticos. [...]" (BBC, 2015).
Palavras-chave:
grau de investimento,
mercados emergentes
BBC. Novo método para classificação de países acaba com conceito de 'emergentes', 19 agosto 2015. Disponível em <
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150814_economia_paises_hb >. Acesso em 15 set. 2015.
Reuters. Fitch melhora perspectiva para nota do Brasil para estável, mas mantém rating em BB-: Agência estima que a forte redução na proporção da dívida pública em 2021 sobre o PIB seja seguida de outra ligeira queda este ano. A nota de crédito soberano atribuída ao Brasil pela Fitch está no chamado grau especulativo (abaixo do chamado grau de investimento). A agência S&P também mantém o Brasil nessa faixa, com "rating" "BB-", assim como a Moody's, que confere nota "Ba2", 14/07/2022. Disponível em <
https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/07/14/fitch-melhora-perspectiva-para-nota-do-brasil-para-estavel-mas-mantem-rating-em-bb-.ghtml >. Acesso em 20 ago.
2022.
Rodrigues, Douglas. Entenda os prós e contras da entrada do Brasil na OCDE: Participação no grupo impulsiona reformas e deve fazer economia ter adicional de crescimento de 0,4% ao ano. O Brasil é 1 dos 6 candidatos a iniciar o processo de entrada na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em 2022. O organismo internacional reúne 38 países, entre os mais ricos do mundo. Disponível em <
https://www.poder360.com.br/economia/entenda-os-pros-e-contras-da-entrada-do-brasil-na-ocde/ >. Acesso em 22 ago.
2022.
--
GregorioIvanoff - 22 Aug 2022
to top