O fato de ter um site me permite ter um portal? Qual a diferença dos 2 assuntos?
Um portal pode ser entendido como um ponto de acesso unificado a todas as informações, aplicações e processos envolvidos na relação da instituição com o cliente (interno ou externo). Normalmente, são guarda-chuvas de diversos sites, e o seu grau de qualidade e maturidade depende de quanto os sites estão integrados entre si e o quão fácil e imediato é se mover de um para o outro. Uma das condições para isso é o single sign-on, que permite que login e senha sejam unificados por todos os sistemas.
--
Sérgio Storch - 24 Sep 2007
Um site mesmo sendo dinâmico e atualizado constantemente não se configura um
portal. Um portal educacional (por exemplo) possui várias facilidades reunidas em um único ambiente, como por exemplo: emails, fóruns de discussão, área de arquivos, espaço para avaliação de aprendizagem, área de conteúdo, salas de bate-papo para aulas virtuais ou plantão de dúvidas, espaço para desenvolvimento colaborativo ...
Uma das principais diferenças é o conjunto de diferentes tecnologias que são reunidas para todas essas funcionalidades. Outra é que para cada tecnologia existe uma estratégia, um foco e um apoio ao processo de ensino.
Um site de internet, em geral, não atende todos esses requisitos.
-- Fábio Câmara - 24 Sep 2007
A alimentação do portal é feita de que forma?
Pode ser alimentado por pessoas, que depositam conteúdos em diversos de seus repositórios, ou diretamente por sistemas, que geram dados a partir de outros dados, ou de formas híbridas: pessoas alimentam um sistema e o sistema alimenta o portal. Exemplo: uma base de notícias que se propagam automaticamente para diversos portais.
Para se informar bem mais sobre portais, recomendo você frequentar o
http://www.intranetportal.com.br e sua lista de discussão wi-intranet.
-- Sérgio Storch - 24 Sep 2007
A alimentação do portal envolve, principalmente, três atores: o professor, o aluno e o "biblio (ciber)tecários" (Sérgio STORCH, 2007).
-- Fábio Câmara - 24 Sep 2007
Palavras-chave:
portais educacionais
to top