O texto a seguir é uma proposta de acordo coletivo de compromissos em que se pretende promover e realizar atividades com bases fundamentadas nos conceitos de criação de conhecimento. A primeira versão do texto foi escrita em 8 ago. 2002. Esta versão foi revisada em 20 jul. 2018.
Os conceitos são baseados em
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. (1997) Criação de Conhecimento na Empresa, Rio de Janeiro: Campus
- Desenvolvo a capacidade organizacional de compartilhar, criar, transformar e desenvolver o conhecimento. [Em 18 jul. 2018, explorar foi substituído por desenvolver. Em 1 abr. 2010, foi retirada a demanda sobre a aquisição do conhecimento. Também foi considerado inapropriado o acúmulo de conhecimento. Adquirir e acumular foram substituídos por compartilhar e transformar.]
Autonomia
- Ajo de forma autônoma, no nível individual, conforme as circunstâncias.
- Atuo como parte da estrutura, na qual o todo e cada parte compartilham as mesmas informações.
- Difundo ideias originais dentro da equipe de maneira a transformá-las em ideias coletivas.
- Mantenho maior flexibilidade adquirindo, interpretando e relacionando informações.
- Cumpro o princípio da especificação crítica mínima, como pré-requisito da auto-organização e consequentemente da autonomia mais garantida possível.
- Estabeleço as fronteiras de minhas tarefas por conta própria, a fim de buscar a meta definitiva expressa na mais elevada intenção do coletivo.
- Promovo a equipe auto-organizada, interfuncional, envolvendo membros de uma ampla gama de diferentes atividades organizacionais.
Flutuação e Caos Criativo
- Estimulo a interação entre [o coletivo] e o ambiente externo.
- Adoto uma atitude aberta em relação aos sinais ambientais.
- Estimulo a criação de conhecimento organizacional através de processo contínuo de questionamento e reconsideração de premissas existentes.
- Desenvolvo os problemas a partir do conhecimento disponível em um determinado momento e contexto.
- Desenvolvo a habilidade de refletir sobre minhas ações.
Redundância
- Compartilho o conhecimento organizacional criado por um indivíduo ou por um coletivo.
- Ofereço recomendações.
- Forneço novas informações de diferentes perspectivas.
- Mantenho como princípio que cada [indivíduo] de um [coletivo] inteiro tem o mesmo grau de importância e o mesmo potencial de se tornar líder.
- Desenvolvo a redundância dentro do coletivo adotando a abordagem de superposição e promovendo rodízio estratégico de pessoal, reuniões frequentes em bases regulares e irregulares, e, redes de comunicação formais e informais.
- Esclareço onde as informações podem ser localizadas e onde o conhecimento é armazenado dentro do coletivo.
Variedade de Requisitos
- Garanto o acesso mais rápido à mais ampla gama de informações necessárias, percorrendo o menor número possível de etapas.
Verbo Agir. O verbo agir é um verbo foneticamente regular que apresenta uma irregularidade na sua estrutura formal. Ocorre a alteração da consoante g para a consoante j antes da vogal a e da vogal o, para a manutenção da pronúncia (eu ajo, que eu aja, aja ele,...).
Conjugação do Verbo Agir. Disponível em <
https://www.conjugacao.com.br/verbo-agir/ >. Acesso em 20 jul. 2018.
Processo:
resultados em ação
Aprendizado e crescimento:
ação em análise
Palavras-chave:
sistema de contabilidade gerencial,
conduta em empreendimentos,
ação em análise,
beleza em erro,
atividades organizacionais,
sinais ambientais
Resultados:
criação do conhecimento
Knowledge in action 2021 /
Conhecimento em ação 2021:
Strategies in outcomes /
Estratégias em resultados. Research and knowledge production activities indicated in
2021 Scorecard / Atividades de pesquisa e produção de conhecimento indicadas em
Pontos 2021, 5 June / jun.
2021. Available from / Disponível em <
http://www.ilanet.com.br/cgi-local/portal/bin/view/Express/KnowledgeInAction?skin=print.pattern >. access on / Acesso em 5 June / jun.
2021.
Number of topics:
19
Number of topics:
5
Number of topics:
3
Number of topics:
1
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GregorioIvanoff - 27 May 2003