Metas para 2030
Em todo o país [Alemanha], o
tráfego de pedestres pode ajudar a alcançar objetivos de
proteção climática e desenvolvimento urbano sustentável. Uma estratégia nacional para pedestres é, portanto, uma base sólida no auxílio de orientação em cidades e municípios, a fim de desenvolver ainda mais os tópicos correspondentes. As sete principais metas do plano que devem ser alcançadas até 2030 são:
- As caminhadas devem aumentar em toda a Alemanha: entre 27% e 41% em cidades principais, e de 23% a 35% em áreas rurais, na comparação com 2015.
- O número de pedestres mortos por acidentes de trânsito deve diminuir em 20% no período de 15 anos.
- Mais da metade da população deve se exercitar mais de 30 minutos por dia.
- As pessoas com deficiência motora deverão ter uma mobilidade independente, sem assistência.
- Reduzir o espaço para carros nas vias em um terço, com a finalidade de aumentar calçadas.
- A densidade de carros será reduzida a um índice de 150 carros por mil.
- Os trajetos dentro de regiões da cidade devem ser planejados para serem no máximo de 8 km, com objetivo de incentivar as caminhadas.
Fonte: The City Fix, DeutscheWelle, UBA (Estadão, 2020).
Palavras-chave:
planejamento urbano,
interação social,
mudanças climáticas,
proteção climática,
pontos
Resultados:
2030
Cepal. Que é a bioeconomia e qual o seu grau de desenvolvimento na América Latina e no Caribe? Disponível em <
https://www.cepal.org/pt-br/noticias/que-bioeconomia-qual-o-seu-grau-desenvolvimento-america-latina-caribe >. Acesso em 22 jul.
2022.
Estadão. Summit Mobilidade. O que a nova política de pedestres da Alemanha pode ensinar? Proposta estratégica aplica ao planejamento urbano os componentes “evitar, mudar e melhorar”. "[...] As políticas de incentivo aos pedestres devem ser integradas e fortalecidas entre os órgãos de governos nas três esferas, sendo consideradas questões transversais de departamentos, como planejamento urbano, meio ambiente e saúde. A estratégia nacional deve considerar que o incentivo a caminhadas não é uma questão apenas de deslocamento, mas também de interação social. [...]", 20 de abril de 2020. Disponível em <
https://summitmobilidade.estadao.com.br/ir-e-vir-no-mundo/o-que-a-nova-politica-de-pedestres-da-alemanha-pode-ensinar/ >. Acesso em 26 ago.
2022.
Muggah, Robert. O Brasil precisa de uma nova abordagem para a mobilidade climática. Disponível em <
https://theconversation.com/o-brasil-precisa-de-uma-nova-abordagem-para-a-mobilidade-climatica-234126 >. Acesso em 14 jul.
2024.
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GregorioIvanoff - 23 Nov 2021
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