Agrupamentos são definidos como concentrações geográficas de unidades produtoras, comércios e instituições que estão mutuamente interconectadas e frequentemente se complementam em suas ofertas, permitindo, portanto, um bom equilíbrio entre concorrência e cooperação. Agrupamentos artesanais são um conceito mais bem conhecido ligado aos artesanatos de herança indígena. Aqui, agrupamentos artesanais se referem em sua maior parte a concentrações rurais de lares que produzem produtos feitos à mão, frequentemente usando tradições de artesanato locais de longa data. O objetivo do governo, ONGs e outros apoios institucionais de agrupamentos artesanais por meio de programas de desenvolvimento é tanto para preservar o caráter único das tradições artesanais de herança local e para impulsionar a oferta de emprego e as oportunidades econômicas em áreas que contam com a produção artesanal como a principal fonte de renda. Enquanto produtos artesanais tradicionais enfrentam mundialmente constante concorrência de itens mais baratos, de produção em massa, garantir sua competitividade com base no valor cultural, mão de obra especializada e estética única que não pode ser reproduzida por máquina é essencial para promover a diversidade e a sensibilidade em relação a múltiplas formas de expressão cultural e econômica (Vogue, 2021).
Palavras-chave:
diversidade em impacto,
crise climática
Vogue. Glossário da Moda Sustentável: impactos sociais, culturais e econômicos. Um guia on-line para entender mais sobre moda ecologicamente consciente e o papel da indústria fashion na crise climática, 26 Nov 2020. Atualizado em 29 Mar 2021. Disponível em <
https://vogue.globo.com/premio-muda/noticia/2020/11/glossario-da-moda-sustentavel-impactos-sociais-culturais-e-economicos.html >. Acesso em 22 jan.
2024.
--
GregorioIvanoff - 26 Jan 2024
to top