Recursos do FUST não serão usados para softwares proprietários
Fonte: Valor Econômico
"O presidente da Anatel, Pedro Jaime Ziller, fez uma contundente defesa do uso de softwares livres: "Incorporar os softwares proprietários só levará ao aumento do rombo nas contas do país", destacou.
De acordo com Ziller, o edital da licitação para a prestação do novo Serviço de Comunicações Digitais (SCD) deixará claro que o uso de sistemas operacionais proprietários - mercado dominado pelo windows, da Microsoft - não será financiado com recursos do Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust).
A Anatel vai licitar 11 áreas de concessão para o SCD, cuja finalidade é oferecer serviços de telecomunicações em escolas, bibliotecas e hospitais, com possibilidade de uso de verbas do Fust. "Dinheiro do fundo é só para software livre", ressaltou."
http://www.pontobr.org/article.php?sid=503
A notícia também foi divulgada pelo Plantão Info:
Durante sua apresentação, Ziller enumerou razões para que o governo e o projeto de inclusão digital abram mão do software proprietário. "A adoção do software livre vai fomentar pesquisa e desenvolvimento de novas soluções sob medida para as necessidades de cada instituição; pode abrir mais frentes de trabalho e garante a ampla e justa competição tanto do mercado de soluções quanto dos trabalhadores", disse.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/032004/02032004-5.shl
Palavras-chave:
recursos
--
GregorioIvanoff - 17 Aug 2020
to top