“'O crescimento econômico de uma sociedade não se traduz automaticamente em qualidade de vida e, muitas vezes, o que se observa é o reforço das desigualdades. É preciso que este crescimento seja transformado em conquistas concretas para as pessoas: crianças mais saudáveis, educação universal e de qualidade, ampliação da participação política dos cidadãos, preservação ambiental, equilíbrio da renda e das oportunidades entre todas as pessoas, maior liberdade de expressão, entre outras. Assim, ao colocar as pessoas no centro da análise do bem estar, a abordagem do desenvolvimento humano redefine a maneira como pensamos sobre e lidamos com o desenvolvimento – internacional, nacional e localmente'” (In. Gonzalez, 26/11/2014).
Processo:
felicidade interna bruta
Palavras-chave:
desenvolvimento humano,
investimento,
incentivos,
escolhas,
preços,
estado,
gastos,
Daniel Kahneman,
Amartya Sen
Gonzalez, Amelia. O papel da liberdade no cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano, 26/11/2014. Disponível em <
http://g1.globo.com/natureza/blog/nova-etica-social/post/o-papel-da-liberdade-no-calculo-do-indice-de-desenvolvimento-humano.html >. Acesso em 30 out.
2021.
Gonzalez, Amelia. Um dos 50 maiores pensadores do mundo aponta possível saída contra consumismo, 4/08/2014. Disponível em <
https://g1.globo.com/natureza/blog/nova-etica-social/post/um-dos-50-maiores-pensadores-do-mundo-aponta-possivel-saida-para-o-consumismo.html >. Acesso em 5 fev.
2023.
--
GregorioIvanoff - 05 Feb 2023