O Conselho Popular
O Conselho Popular seria eleito por uma assembléia composta por todas as organizações e movimentos sociais existentes na região e que queiram dela participar: Sociedades Amigos de Bairro, Comunidades de Base, clubes de serviço, associações profissionais, religiosas, desportivas, culturais, assistenciais e recreativas.
Até que cada conselho elabore as suas próprias regras de funcionamento, sugerimos, para a primeira assembléia, que as entidades com direito a voto tenham no mínimo um ano de existência e que se exija credenciamento dos representantes. Isto é para evitar o surgimento de entidades e/ou representantes "fantasmas". Outra sugestão é a de credenciar-se qualquer cidadão que possua procuração de mais de 100 pessoas. Desta forma, as oposições a entidades que não exercem uma democracia interna real poderiam ter sua oportunidade de participar, bem como as minorias a que nos referimos.
A partir daí o próprio Conselho estabeleceria as suas pautas, rotinas e prioridades junto aos órgãos públicos e discutiria, a seu critério, outros problemas de
ordem política local e nacional.
O Conselho Político
Os parlamentares com domicílio eleitoral na região e os membros ou representantes dos diretórios distritais formariam o Conselho Político, decidindo, da mesma forma, sobre seu funcionamento e relacionamento com os demais conselhos.
O Conselho Técnico
As maiores autoridades dos órgãos descentralizados da administração municipal, estadual e federal atuantes numa região administrativa formariam o Conselho Técnico com a função de coordenar regionalmente a ação municipal e estadual, estabelecendo vínculos mais sólidos de cooperação entre si e operacionalizando, de forma mais dinâmica, as demandas provindas do Conselho Popular, dentro dos limites de sua competência hierárquica e funcional.
Palavras-chave:
estruturação interinstitucional em ligações, cidades em conselho político,
ligações em conselho,
serviços em política,
plano de cultura,
participação popular,
movimentos sociais,
conselhos populares,
conselhos gestores, domicílio eleitoral,
estruturação,
idosos
Brasil:
estruturação interinstitucional no Brasil
ABRAMOVAY, Ricardo. Conselhos além dos limites. Estud. av., São Paulo , v. 15, n. 43, Dec. 2001 . Available from <
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000300011&lng=en&nrm=iso >. access on 12 Jan. 2015.
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142001000300011.
CLAJUS, Kleber. PPS e PSC ainda são incógnita em conselho político de Bernal, 08/11/2013. Disponível em <
http://www.campograndenews.com.br/politica/pps-e-psc-ainda-sao-incognita-em-conselho-politico-de-bernal >. Acesso em 15 jan. 2016.
--
GregorioIvanoff - 15 Jan 2016
to top