Metodologia da Pesquisa Qualitativa
Docente Responsável:
Daniel Augusto Moreira
http://sistemas1.usp.br:8080/fenixweb/fexDisciplina?sgldis=CRP5911
Objetivos
I. Apresentar ao aluno os fundamentos e principais tendências da pesquisa qualitativa em ciências humanas e ciências sociais aplicadas; II. Estudar uma variedade de fontes da investigação qualitativa, visando compreender a amplitude de abordagens, visões e temáticas; III. Desenvolver bases para a compreensão das principais forças e fraquezas dos estudos qualitativos e de seus pressupostos teóricos; IV. Desenvolver no aluno o senso crítico que lhe permita tomar decisões a respeito do uso ou não de pesquisa qualitativa, dependendo da natureza do problema a ser investigado; V. Identificar a melhor técnica ou conjunto de técnicas disponíveis para o estudo de um determinado problema; VI. Identificar e compreender os principais passos envolvidos na condução de um trabalho qualitativo; VII. Desenvolver no aluno as habilidades necessárias à realização dos trabalhos de campo e redação final das conclusões; VIII. Apresentar e discutir um conjunto de critérios para a avaliação da qualidade acadêmica dos estudos desenvolvidos sob o enfoque qualitativo.
Justificativa
Em qualquer área do conhecimento, é hoje fundamental o domínio de
técnicas de pesquisa qualitativa, indispensáveis em qualquer estudo onde a representação dos fenômenos deva ser vista sob a ética dos sujeitos da pesquisa. A verdade é que, antes quase que privativas de linhas de pesquisa específicas dentro da sociologia e psicologia. Hoje as metodologias de pesquisa qualitativa já estão incorporadas na educação, no serviço social, na administração, nas comunicações em geral e até mesmo na medicina e nas engenharias. O assunto é incipiente ainda, no Brasil. Um curso de nível de pós-graduação é extremamente oportuno, inclusive para testar recursos de software já adquiridos pela FAPESP. O curso estará ligado a dois projetos de pesquisa, um pela FAPESP e outro pelo CNPq (integrado).
Conteúdo
I. Histórico e tradições da investigação qualitativa. II. Fundamentos teóricos: a) a perspectiva interacionista b) a teoria a partir dos fatos (grounded theory) c) características fundamentais dos estudos qualitativos III. A entrevista e o seu papel na pesquisa qualitativa IV. Estudos clássicos de campo: a observação participante V. A análise de documentos como técnica principal ou coadjuvante VI. Estudos de caso e suas variedades VII. Biografias ou autobiografias interpelativas IX. Estratégias de triangulação X. O uso do computador na pesquisa qualitativa: principais recursos XI. A redação do trabalho qualitativo: parâmetros de qualidade acadêmica e profissional.
Forma de Avaliação
Será efetuada levando-se em conta: a) trabalho prévio do aluno visando as discussões em classe; b) realização dos exercícios práticos; c) apresentação de tra
Bibliografia
Esta é uma bibliografia de referência, contendo apenas livros. Existem muitos outros materiais de interesse, tais como filmes, vídeos, artigos e material on line via internet, os quais serão fornecidos e utilizados ao longo do curso. BECKER, Howard S. (1994) - Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. 2ª Edição. São Paulo. Editora Hucitec. BERG, B. L. (1995). Qualitative Research Methods for the Social Sciences. 2nd. Edition. Boston, Allyn and Bacon. CHENITZ, W. C.; Swanson, J.M. (1986). From practice to grounded theory. Menlo Park, CA, Addison Wesley Publishing Co. DENZIN, N. K. (1977). The Research Act: A theoretical Introduction to Sociological Methods. New York, McGraw Hill Book Co. FETTRMAN, D. M. (1989) . Ethnography Step by Step. Newbury Park, Sage Publications. GLASER, B.G.; Strauss, A . L. (1967). The Discovery of Grounded Theory. Strategies for Qualitative Research. New York, Aldine de Gruyter. GLESNE, C.; Peshkin, A . (1992). Becoming Qualitative Researches: na introduction. White Plains, Longman. JORGENSON, D.L. (1989) . Participant Observation. A Methodogy for Human Studies. Newbury Park, Sage Publications. LINCOLN, Y. S.; Guba, E.G. (1985). Naturalistic Inquiry. Newbury Park, Sage Publications. LOFLAND, J.; Lofland, L.H. (1995). Analysing Social Settings. A Guide to Qualitative Observation and Analysis. 3 rd. Edition. Belmont, CA, Wadswoth Publishing Co. MILES, M.B.; Huberman, A. M. (1994). Qualitative Data Analysis: Na Expanded Sourcebook 2nd Edition. Thousand Oaks, CA, Sage Publications. SHERMAN, E.; Reid, W. J. (1994). Qualitative Research in Social Work. New York, Columbia University Press. STRAUSS, A . S. (1987). Qualitative Analysis for Social Scientists. New York, Cambridge University Press. STRAUSS, A . S.; Corbin, J. (1990). Basics of Qualitative Research: Grounded Theory Procedures and Techniques. Newbury Park, Sage Publications. TAYLOR, S.J. ; Bogdan, R. (1984). Introduction to Quantitative Research Methods. The Search for meanings. 2nd Edition. New York, John Wiley and Sons. WEITZMAN, E. A . ; Miles, M.B. (1995). Computer Programs for Qualitative Data Analysis: A software sourcebook. Thousand Oaks, CA, Sage Publications.
Palavras-chave:
métodos de avaliação,
processo de incorporação,
métodos estatísticos,
senso crítico,
recursos,
sujeitos
--
GregorioIvanoff - 17 Nov 2004
to top