Atratores em Sveiby
O tema 'atratores' é abordado por
Karl-Erik Sveiby (1998), no capítulo 7 - Construindo a estrutura interna para sustentar a transferência de conhecimento.
O tema é tratado no contexto de 'A Produção nas Organizações de Conhecimento', quando o autor comenta sobre 'Círculo Virtuoso ou Círculo Vicioso'.
Sobre atratores, segundo
Sveiby (1998):
O problema de a empresa combinar seu pessoal com seus clientes é mais fundamental nas organizações do conhecimento, que envolvem uma série de dilemas. Dependendo do grau de satisfatoriedade com que a gerência os resolve, a empresa pode entrar em um círculo virtuoso ou em um círculo vicioso.
O círculo virtuoso facilita a atração de clientes e pessoal-chave, propiciando, com isso, a formação de equipes que funcionem sem transtornos e encontrem soluções para os problemas dos clientes, o que melhora a reputação da empresa. Mas, infelizmente, é mais fácil entrar em um círculo vicioso em que a gerência enfrenta dificuldades cada vez maiores para atrair clientes e pessoal qualificado. [...]
Uma organização do conhecimento está constantemente oscilando entre esses círculos dinâmicos, ou fatores de atração, como os teóricos do caos os denominam, e raramente se encontra em estado de equilíbrio. Ora ela apresenta um rápido movimento ascendente, ora descendente. Os pontos comuns de desencadeamento entre os círculos são o ganho e a perda de um cliente-chave ou a demissão ou o recrutamento de um funcionário. [...]
Palavras-chave:
atratores
--
GregorioIvanoff - 09 Dec 2021
to top