Edge Group
A filosofia do relacionamento com o cliente, aplicada de forma cooperada entre diversos setores da cadeia de valor, também pode ser chamada de marketing colaborativo.
CRM além da tecnologia
por
Souvenir Zalla
Os investimentos em tecnologia configuram-se com muito maior racionalidade se comparados ao movimento da década passada. A busca por maior eficiência operacional e competitividade estabelece as regras para esses investimentos. Os grandes ganhos, entretanto, estão hoje na integração de processos e no compartilhamento de informações entre empresas, com sinergia de ações junto ao mercado e racionalização da cadeia de suprimentos e de investimentos em tecnologia. Os modelos de cooperação e as tecnologias que os suportam são chamados de colaboração.
A colaboração é a cooperação entre companhias de mesma cadeia de valor, trocando informações e integrando grandes reduções de custos e de tempo, desde os insumos de matéria-prima para a manufatura até o abastecimento do produto do varejo. Um bom exemplo é o ECR (Efficient Consumer Response), movimento da indústria de bens de consumo e supermercadistas que traduz essa integração. Por intermédio do foco na eficiência da cadeia de suprimento como um todo, e não na ação individual de cada empresa, reduzem-se os custos totais dos estoques e de produção até o ponto de venda.
http://www.edgegroup.com.br/Telas/Exibe_Midia.asp?Id_Midia=35
Palavras-chave:
varejos em tecnologia,
valor de relacionamento,
vigilância tecnológica,
negócios eletrônicos
Keywords:
marketing
--
GregorioIvanoff - 05 Jul 2006
to top