"Quando os japoneses reparam objetos quebrados, eles enaltecem a área danificada preenchendo as fissuras com ouro. Eles acreditam que, quando algo sofre um dano e tem uma história, torna-se mais bonito. Essa arte tradicional japonesa de reparação da cerâmica quebrada com um adesivo forte e o spray imediatamente após a cola, com pó de ouro, chama-se Kintsugi. O resultado é que as cerâmicas não são apenas reparadas mas tornam-se ainda mais fortes do que seu estado original. Ao invés de tentar esconder as falhas e fissuras, elas são acentuadas e celebradas como as que se tornaram, agora, as partes mais fortes da peça. Kintsukuroi é o termo japonês para a arte de reparar com laca de ouro ou prata, o que significa que o objeto é mais bonito por ter sido quebrado.
Como é importante também entender que os vínculos fissurados ou quebrados dos nossos corações podem ser reparados com amor e se tornarem, assim, mais fortes. A ideia é que quando algo valioso se quebra, um bom caminho a seguir é não esconder a sua fragilidade e nem sua imperfeição, mas sim repará-lo com algo que toma o lugar do ouro, como o vigor, a virtude … Isso mostra as imperfeições e fragilidades mas é também uma prova de resiliência: a capacidade de recuperar-se, algo digno de muita consideração" (Bruna MIRANDA, 2016).
Palavras-chave:
sistema de governança,
ponto de valor,
currículo oculto,
discos imaginais,
personalidade,
fragilidade,
cerâmica
Keywords: hidden meanings and possibilities,
wabi sabi,
Cheryl Hunter
English:
hidden in glimpse
Brasil:
Carnaval Brasileiro
Feira virtual de negócios em conhecimento:
Transformação em alternância.
Primeira edição: 28, 29 e 30 de outubro de 2015.
JABR, Ferris. A transformação da lagarta em borboleta implica autofagia: Apenas certos grupos celulares sobrevivem e dão origem a olhos, asas e outras
estruturas adultas. Disponível em <
https://web.archive.org/web/20190801070540/http://sciam.uol.com.br/a-transformacao-da-lagarta-em-borboleta-implica-autofagia/ >. Acesso em 9 fev. 2017.
MIRANDA, Bruna. Wabi Sabi – A arte e a beleza da imperfeição, 17 de fevereiro de 2016. Disponível em <
https://medium.com/ovne/wabi-sabi-a-arte-e-a-beleza-da-imperfei%C3%A7%C3%A3o-7cf233c51dd9 >. Acesso em 10 jan. 2017.
https://scholar.google.com.br/scholar?q=oculto+vislumbramento&btnG=&hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5
--
GregorioIvanoff - 09 Feb 2017
to top