English - "[...] As opções são compradas e vendidas por terceiros - pode haver um mercado de opções sem a participação do proprietário do ativo subjacente - enquanto uma
garantia é vendida apenas pelo proprietário do ativo subjacente.
A precificação sobre garantias, portanto, difere da precificação sobre opções. [...] uma parte significativa do valor do código são os "derivativos" embutidos - opções ou garantias - sobre manutenção e aprimoramento futuro. Se alguém acredita que o código tem valor intrínseco, está relacionado principalmente à visão de alguém sobre o valor correto a ser usado para a volatilidade no cálculo do valor da opção. Valores maiores de volatilidade significam que o próprio código vale menos. Valores menores de volatilidade reduzem o preço da opção, e o código vale intrinsecamente mais.
Portanto, a principal diferença na visão de mundo entre os defensores do código aberto e os defensores da licença de código proprietário pode ser explicada como uma opinião divergente sobre o valor correto da volatilidade dos preços de manutenção e atualização. Pessoas que acreditam que o preço da manutenção é estável e improvável de mudar veem um maior valor intrínseco no código. Pessoas que temem que o preço esteja sujeito a grandes flutuações não veem nenhum valor intrínseco na licença inicial; sem as opções, o valor da licença se aproxima de $ 0.
Para o movimento de código aberto, talvez a melhor maneira de posicionar a mudança que o OSS está fazendo é esta: estamos convertendo garantias sobre manutenção futura e melhorias em opções, o que significa que em vez de ter um único fornecedor (garantias), criamos um mercado de terceiros (opções) desses derivativos. [...]" (Lefkowitz, 2005).
Palavras-chave:
futuros
English:
price of software
Lefkowitz, Robert. Calculating the True Price of Software, 07/21/2005. Available from <
https://web.archive.org/web/20111103010736/http://onlamp.com/pub/a/onlamp/2005/07/21/software_pricing.html >. access on 20 May
2021.
--
GregorioIvanoff - 02 Jul 2021
to top