Greenwashing é uma estratégia de marketing corporativo que tira vantagem do interesse público maior por questões ambientais para fazer alegações falsas ou enganosas sobre as práticas ambientais e produtos de uma empresa. Para criar uma imagem corporativas favorável, mensagens positivas são comunicadas de modo seletivo, sem a divulgação total de questões relacionadas. Exemplos comuns podem incluir: fazer propaganda de produtos reciclados ou de algodão orgânico que de fato têm apenas uma fração de conteúdo reciclado ou orgânico; alegações de desempenho neutro em carbono enquanto se trata principalmente de compensação de carbono; promoção de linhas ‘conscientes’, ‘sustentáveis’ ou ‘verdes’ por empresas que não seguem os mesmos padrões no restante de seus produtos; ou declarações ambientais feitas em voz alta por empresas cujo modelo de negócios se baseia na produção em grande escala e alto volume de materiais, ambos irreconciliáveis com fronteiras planetárias e a emergência climática. A ferramenta mais eficaz para combater o greenwashing é a educação, usando uma linguagem compartilhada sobre os impactos ambientais e sociais da moda e aprofundando a conscientização pública em relação a essas questões. Instituições de ensino, além jornalistas da moda e importantes mídias de moda têm, portanto, um papel essencial a desempenhar na criação de culturas de sustentabilidade (Vogue, 2021).
Palavras-chave:
crise climática
English:
claims in credibility
Vogue. Glossário da Moda Sustentável: impactos sociais, culturais e econômicos. Um guia on-line para entender mais sobre moda ecologicamente consciente e o papel da indústria fashion na crise climática, 26 Nov 2020. Atualizado em 29 Mar 2021. Disponível em <
https://vogue.globo.com/premio-muda/noticia/2020/11/glossario-da-moda-sustentavel-impactos-sociais-culturais-e-economicos.html >. Acesso em 22 jan.
2024.
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GregorioIvanoff - 26 Jan 2024
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