"Concluo com um caso em que, parece-me que a linguagem pode ter um efeito direto no pensamento, mas que eu nunca vi discutida neste contexto. Esta é em fazer matemática. Eu sou um falante nativo de Inglês, mas eu sou, ou fui um orador muito fluente de
Hausa e francês, ambas as quais eu comecei a aprender em 1960 e que tenho usado extensivamente em períodos que variam de alguns meses a um par de anos em áreas onde esses foram os principais idiomas. Eu posso (ou talvez "poderia" de uma só vez) discutir a maioria dos tópicos facilmente em ambas as línguas, mas eu nunca adquiri a capacidade de fazer contas em qualquer um. Dizendo: "Sete vezes oito é igual a 56", em Inglês traduz diretamente, em minha mente, a 7 x 8 = 56. Dizendo: "Bakwai sau takwas hamsin da shida ke nan," em Hausa não. Eu primeiro tenho que mentalmente convertê-lo em Inglês. Isto é, em minha língua nativa, há uma conexão direta entre a linguagem e o significado abstrato que não existe em qualquer Hausa ou francês. Eu não pesquisei falantes nativos de outras línguas sobre se eles têm a mesma experiência, mas informalmente eu tenho observado esses falantes, que também eram fluentes em Inglês, fazendo cálculos aritméticos por via oral em sua primeira língua. Eu não tenho nenhuma explicação, linguística ou de outra forma para isso. Dada a minha crença na especificidade da hipótese de Whorf, eu gostaria de acreditar que há alguma outra explicação sobre a linguagem afetando diretamente pensamento, mas neste momento eu não tenho nenhuma evasão plausível!" (SCHUH, 2011).
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Palavras-chave:
diferenças em cognição
English:
abstract meaning
SCHUH, Russell G. Reply to Lera Boroditsky "How Language Shapes Thought" (Scientific American, February 2011). UCLA Department of Linguistics, September 21, 2011. Available from <
http://www.linguistics.ucla.edu/people/schuh/lx001/Discussion/d01_response_to%20Boroditsky.pdf >. access on 6 January 2013.
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GregorioIvanoff - 18 Apr 2016
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