O VSM não é uma ideia nova. Criado por Stafford Beer há cerca de 20 anos atrás, tem sido usado como uma ferramenta conceitual para compreender organizações, redesenhá-las (quando necessário) e apoiar a gestão de mudança. Transmite uma forma inovadora de compreensão das
estruturas organizacionais, independentemente do tipo de organização e sector de actividade.
A abordagem dos aspectos estruturais utilizada em muitas organizações é efectuada recorrendo ao organograma do tipo árvore genealógica. Tipicamente, esta ferramenta pouco tem para oferecer, para além de um meio para responsabilizar alguém sobre o que correu mal. Assim sendo, está hoje largamente confirmado que esta forma de actuação é demasiado lenta e inflexível para enfrentar com êxito a proporção, cada vez maior, de mudança e complexidade circunstante de muitas organizações.
As novas tecnologias ajudaram a introduzir um novo conceito de uma organização-tipo, uniforme e integrada numa rede com uma distribuição mais alargada de dados para atingir aqueles que actualmente executam o trabalho - em tempo real.
Assim sendo, o VSM fornece uma estrutura para a criação de organizações flexíveis e adaptáveis, que equilibram perspectivas internas e externas, assim como formas de pensamento, a curto e longo prazo. Com o VSM, vemos uma organização como sendo um Sistema de Informação, não apenas como possuindo um. A percepção da organização como um Sistema de Informação reconhece o principal papel da informação na organização moderna.
Em suma, o VSM tal como já foi referido é o resultado de 20 anos de pesquisa, durante os quais Beer analisou em que medida os sistemas são viáveis, isto é, são capazes de uma existência independente.
Palavras-chave:
conduta em produção,
coordenação,
software livre
VSM – The Viable System Model. Prémio Descartes 98, Resumos. Disponível em <
http://web.archive.org/web/20070628164233/http://www.inst-informatica.pt/v20/documentos/p_descartes/psdes9810.htm >; <
http://web.archive.org/web/*/http://www.inst-informatica.pt/v20/documentos/p_descartes/psdes9810.htm >; <
http://www.inst-informatica.pt/v20/documentos/p_descartes/psdes9810.htm >. Acesso em 23 jan. 2012.
--
GregorioIvanoff - 23 Jan 2012
to top