Segundo GIORNO (
Mapas Conceituais - Mapas Mentais, 1999), um mapa conceitual é uma
técnica gráfica para anotar e apresentar conceitos e seus relacionamentos, conforme percebidos por pessoas (individualmente ou em grupo), em relação a um determinado tópico, área de conhecimento, processo, situação...
A construção de um mapa conceitual se inicia com a
identificação da idéia central do mapa (tema, tópico, conceito, palavra-chave... significativo - funciona como detonador para aplicação da técnica) escrevendo-a no meio de uma folha de papel ou lousa. O passo seguinte é a identificação de
10 a 15 (8 a 12 nos mapas iniciais) palavras ou conceitos significativos relacionados à idéia central, escrevendo-as em torno da idéia central.
Segundo a visão pessoal do autor deste texto, um
mapa de conhecimento deve responder perguntas-chave e deve estar ligado a intenções de ação cujos resultados possam ser aferidos, qualitativa ou até quantitativamente.
Um mapa conceitual ou de conhecimento sobre
Business Intelligence pode ser iniciado com a identificação de um conceito ou definição sobre este tema. É comum que este tema seja apresentado com seus termos em inglês. Uma definição em português colaborará para a identificação dos melhores termos em português para
Business Intelligence.
Já iniciando a elaboração do mapa conceitual, sugere-se a recuperação do significado dos termos e uma primeira referência sobre
Business Intelligence em alguma enciclopédia disponível. Uma referência possível se apresenta com a
Wikipedia, uma enciclopédia aberta, construída a partir de conceitos e ferramentas de código aberto e disponível em diversas línguas.
Uma pesquisa na Wikipedia em inglês retorna informações relevantes sobre o tema. A pesquisa na Wikipedia em português, com os termos em inglês, oferece esclarecimentos razoáveis para a identificação da tradução e sobre uma possível definição de
Business Intelligence em português.
Seguindo a construção do mapa de conhecimento, busca-se outras referências que permitam desenvolver a aprendizagem sobre
Business Intelligence, a
proposição de ações que permitam obter resultados com a aplicação dos conceitos e, ainda, desenvolver opções para o desenvolvimento contínuo da aprendizagem sobre o tema.
Diversas outras referências surgem como possibilidades de desenvolvimento da aprendizagem: a pesquisa em metabuscadores e buscadores (Google e Kartoo), a identificação de referências bibliográficas e webográficas, eventos e atividades de atores e agentes.
Para integrar o desenvolvimento contínuo da aprendizagem sobre
Business Intelligence pode-se avançar na participação em comunidades de prática e na colaboração com atores e agentes que trabalham sobre o tema e praticam ativamente seu desenvolvimento. Nesse contexto, se encaixam os
blogs, os
grupos e as redes de colaboração e profissionais (Yahoogroups,
Orkut,
LinkedIn).
Finalmente a proposição de ações que permitam obter resultados deve levar em conta iniciativas ativas que, na maioria dos casos, não são compartilhadas abertamente. Trata-se das atividades de sociedades profissionais e empresariais para o desenvolvimento do assunto, seus eventos, estratégias e ações. O mapeamento destas ações permite identificar objetivos estratégicos e resultados potenciais.
Um fluxo de capitais tangíveis e intangíveis entre referências e ações mapeadas completa uma versão preliminar do mapa conceitual sobre
Business Intelligence.
A construção de um
mapa de conhecimento é uma iniciativa importante de
gestão do conhecimento. A
gestão do conhecimento, por sua vez, depende da intenção de colaboração e cooperação para que ocorram efetivamente a criação e o compartilhamento de conhecimentos.
Aproveitar as oportunidades em que existe intenção de colaboração e cooperação exige preparo prévio. Em qualquer das
hipóteses, o mapa de conhecimento pode ser considerado um pré-requisito importante desse preparo prévio.
Palavras-chave:
negócios em comunidades
Keywords:
business intelligence
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GregorioIvanoff - 19 Aug 2004
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