PSL-Brasil
Hudson Lacerda
Vantagens estratégicas do software livre
A cada ano que passa, o software livre ganha mais força, movido pela paixão de milhares de desenvolvedores e milhões de usuários que acreditam em uma ética segundo a qual o conhecimento não deve permanecer oculto, mas ser compartilhado.
Este trabalho tem como objetivo mostrar, através de estudos de casos, que o software livre é uma fonte de vantagem estratégica para as empresas, trazendo benefícios práticos, independentemente de posições filosóficas ou princípios morais.
O trabalho começa apresentando alguns conceitos fundamentais relacionados ao tema, conta um pouco da história do software, e passa a apresentar os casos que servirão para demonstrar que as vantagens estratégicas oferecidas pelo software livre são um padrão constante, e não apenas casos isolados.
Tentaremos também rebater algumas críticas, que sob a luz dos casos apresentados se revelarão como simples mitos (Ou parte de uma estratégia para disseminar medo, incerteza e dúvida (
Fear, Uncertainity, Doubt FUD).
Concluiremos com uma visão do que ainda precisa ser feito e como a comunidade deve direcionar seus esforços para que o software livre torne-se uma opção cada vez mais viável para o ambiente corporativo.
Este trabalho está disponível sob a Licença de Documentação Livre GNU (
GNU FDL), oferecendo liberdade de leitura e distribuição, em qualquer meio, com ou sem modificações. Com isso temos o objetivo de disseminar a informação - que vale mais quando é compartilhada, e não quando permanece restrita.
Caso você encontre qualquer imprecisão, ou queira incluir mais informações sobre qualquer assunto abordado, envie seus comentários para a lista de discussão.
http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/estrategia
Texto completo
http://web.archive.org/web/20051024233552/http://www.gnubis.com.br/download/vantagens-sl.pdf
Palavras-chave:
ambiente corporativo
Keywords:
governance performance,
uncertainty,
marketing
http://www.gnubis.com.br/cgi-local/twiki/bin/view/VESLAC/WebHome
--
GregorioIvanoff - 25 Jun 2003
to top