Se eu nascesse amanhã, arquiteto ou construtor, poeta, pintor ou narrador, faria da Terra um planeta sem rusgas e sem arestas.
Não projetaria para ele um campo de rosas que resistissem aos furacões.
Buscaria a beleza da fragilidade, a ligeireza e a limpidez das cores, a suavidade dos gestos.
Onde houvesse força, desenharia aflições; onde houvesse nação, descobriria gente.
Não reservaria um espaço para o sucesso, para o poder ou para os tempos de glória.
Escreveria a história pelos lados da paixão. Rejeitaria a indiferença, as reservas e a malícia.
Não precisaria de uma paisagem para sustentar sonhos de grandeza e de afirmação retórica.
Montanhas e planícies enfeitariam como aqui os quadros do cenário.
Dinheiro, melhor seria eliminá-lo, se possível junto com a pretensão.
Se eu nascesse amanhã, estenderia um tapete branco para a humildade. A imaginação ocuparia um lugar de destaque, e a sensibilidade venceria da inteligência entre as virtudes do caráter.
Se eu nascesse amanhã, lançaria contra a miséria as armas da infantaria.
Mas se um dia descobrisse que o ontem está no hoje e que ambos se encontram no depois, no rastro do infinito, se me alcançasse a certeza da inutilidade dos projetos, com a derrota de todos os esforços e romantismos, não diria: Chega. Nem: Desisto.
Mesmo que fosse apenas para me enganar, sentaria diante de um piano e, com as notas que ignoro e um talento que não possuo, experimentaria uma multidão de sons contraditórios na execução de uma peça
em busca da harmonia.
Ronaldo Lima Lins, voz: Julia Pastore. Disponível em < http://www.ronaldolimalins.com.br >. Acesso em 8 mar. 2014.
Palavras-chave: rotas de navegação, fundamentalismo, desenvolvimento, desprendimento, sensibilidade, envolvimento, entusiasmo, fragilidade, inutilidade, dignidade, harmonia, reservas, seguro, brilho
Resultados: conteúdo para amanhã
Abdel, Hana. Vila Minagawa / Saisei Kenchiku Laboratory. "[...] SAISEI é um conceito central de como encaramos a arquitetura. SAISEI não significa preservar e prolongar a vida útil de tudo por meio de revitalizações. Independentemente de qualquer método utilizado, como uma nova construção ou reforma de edifícios existentes, "SAISEI" é um estado de renascimento em que as memórias e a cultura de um lugar são cuidadosamente lidas e compreendidas, e a atmosfera e o clima do lugar são herdados." Disponível em < https://www.archdaily.com.br/br/1008700/vila-minagawa-saisei-kenchiku-laboratory >. Acesso em 13 nov. 2023.
Da Cruz, Fabiana Thomé. De Simplesmente Martha a Sem Reservas: o alimento como protagonista de transformações humanas. Texto elaborado a partir das sessões de cinema e das reflexões proporcionadas pela disciplina Alimentação, cultura e campesinato, ministrada pela Professora Renata Menasche, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS), 10 de setembro de 2007. Disponível em < https://slowfoodbrasil.org/2007/09/de-simplesmente-martha-a-sem-reservas/ >. Acesso em 17 dez. 2021.
Sossego da Flora. Elogio ao trabalho manual por Claude Lévy-Strauss. "[...] Por isso, o trabalho braçal, menos distante do que parece do que o pensador e o cientista, constitui também um aspecto do imenso esforço despendido pela humanidade para compreender o mundo: provavelmente o aspecto mais antigo e duradouro, que, mais próximo das coisas, é também a mais apta a fazer-nos captar concretamente a sua riqueza, e a alimentar o espanto que experimentamos perante o espectáculo da sua diversidade. [...]". Disponível em < http://sossegodaflora.blogspot.com/2023/02/elogio-ao-trabalho-manual-por-claude.html?m=1 >. Acesso em 25 jul. 2023.
-- GregorioIvanoff - 08 Mar 2014
to top