Indicadores da redução do Coeficiente de Gini
A tese central apresentada por Bernardo
TORO para a articulação social busca tornar possível a dignidade humana, a governabilidade e o estado social de direito. Segundo o autor, "fazemos alianças para o projeto" que cria dignidade e governabilidade e faz possível uma nação em estado social de direito.
TORO propõe que a dignidade humana seja interpretada como "tornar possível e cotidiano os
direitos humanos para todos" e argumenta "O único projeto importante pelo qual existe uma
sociedade é a dignidade humana; não é a soberania, não é a guerra, não é o dinheiro, não é a religião, não. O único projeto humano que explica o estado, o esporte, a religião, a ciência, a universidade, as instituições, a empresa, o único projeto importante de uma sociedade é como possibilitamos dignidade humana".
Segundo
TORO, a governabilidade é:
"a capacidade de uma sociedade se ordenar a si mesma a fim de buscar propósitos coletivos que contribuam para a dignidade humana. É a sociedade que proporciona ordem a si mesma. Ordem é quando uma sociedade decide como quer ser governada, por quem quer ser governada. Ninguém pode prover ordem a uma pessoa; cada pessoa obtém ordem se ela se ordena a si mesma, se ela se auto-organiza. Cada pessoa somente é livre quando é capaz de se dar ordem. A liberdade não é possível sem a ordem, mas a única ordem que produz liberdade é aquela que eu mesmo me imponho".
Segue o autor:
"Não é possível para nenhuma sociedade que alguém de fora determine a ordem. É a sociedade que se dá liberdade. Quando a sociedade decide se auto-ordenar, ela está se dando liberdade, se está dando auto-regulação; está se dando norte ético; então, nasce a governabilidade. Na articulação dos três setores [a empresa, as organizações sociais e o estado], este é um dos bens mais importantes da sociedade: a governabilidade".
Para
TORO, o estado social de direito adquire significado quando, como estado e sociedade, somos capazes de construir juntos a dignidade humana.
O autor argumenta que "o estado é a síntese das contradições da sociedade", na medida que "deve representar, proteger e dirimir, em igualdade de condições, os interesses e conflitos de todos os setores da sociedade".
TORO apresenta sua proposta de articulação social apontando fatores que viabilizam a articulação dos três setores - a empresa, as
organizações sociais e o estado - e afirmando que estes fatores devem ser administrados ao mesmo tempo. São considerados fatores de articulação social:
ética,
política,
organização,
comunicação,
educação,
arte,
espiritualidade.
TORO argumenta que "temos a tendência de acreditar que com a educação podemos mudar a sociedade; a educação por si mesma não muda a sociedade, mas nenhuma mudança é possível sem educação". O autor reforça que cada um dos fatores de articulação social necessita dos outros seis.
TORO indica as razões de ser para os fatores de articulação social: "a ética é o problema dos direitos humanos", "a razão de ser da política são os interesses; a educação é o problema do saber; a arte é o problema da
estética; e a espiritualidade é o problema da transcendência".
TORO indica o
coeficiente de Gini como o indicador mundial que mostra o grau de desigualdade. Segundo o autor, o ideal seria diminuir o coeficiente dos atuais 57 para 28 ou 20, indicando que a
riqueza está distribuída de acordo com os níveis da população e que as variáveis do
desenvolvimento humano - energia, moradia,
segurança, informação,
água,
saúde,
consumo, conhecimento,
representação e emprego - estão mais bem resolvidas.
Aprendizado e crescimento:
estado social de direito,
dignidade humana,
governabilidade
Palavras-chave:
resultados em produção de conhecimento,
articulação social em balanço,
desenvolvimento humano,
articulação social,
educação distribuída,
governabilidade,
educação,
direitos
Brasil:
avanço no Brasil
TORO, Bernardo. A empresa, as organizações sociais e o estado: Uma articulação necessária.
Banco Real, Fundamig.
TORO, Bernardo. Relações Intersetoriais: Um novo modelo de gestão para o desenvolvimento sustentável. In: SEMINÁRIO NACIONAL RELAÇÕES INTERSETORIAIS, 1., 2006, Belo Horizonte.
Conferência Magna. Belo Horizonte: FIEMG, CAO-TS do Ministério Público e Governo do Estado de Minas Gerais, 2006. p. 1 - 12. Disponível em: <
http://www.fiemg.com.br/seminario2006/noticias.asp?pg=4&lng=1 >. Acesso em: 23 jul. 2008.
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+soci%C3%A1vel+human%C3%ADstico+resultados+%22em+articula%C3%A7%C3%A3o+social%22&btnG=Pesquisar
Number of topics:
10
Number of topics:
4
Number of topics:
10
Number of topics:
0
--
GregorioIvanoff - 28 Dec 2014
to top