Sobre resistências de trabalhadores na mudança organizacional decorrente da implantação de sistemas integrados de
gestão empresarial (Adaptado de SVEIBY, K.E. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Campus, 1998):
1) Descreva a finalidade do sistema e seu público.
2) Existe uma
classificação de grupos de colaboradores? Uma possibilidade interessante é dispor de grupos que incluam integradamente categorias profissionais, níveis hierárquicos e departamentos. Nos casos em que os grupos não estejam organizados em categorias / níveis / departamentos, existe outra categorização? Cargos e funções, por exemplo?
3) A organização adota
mapas estratégicos? Uma
categorização organizacional em estrutura externa, estrutura interna e competência é possível? Em caso positivo, medidas e
indicadores de crescimento / renovação, eficiência ou estabilidade estão disponíveis?
4) No caso de agrupamento por competência, são avaliados somente os profissionais, cujo trabalho deve ser estimado de acordo com o tipo de atividade, o grau de responsabilidade ou a área de atuação?
5) No caso de agrupamento de acordo com a estrutura interna, somente o pessoal de suporte é avaliado? No agrupamento de acordo com a estrutura externa, é avaliado o tempo que os colaboradores dedicam à manutenção, estabelecimento e desenvolvimento de relações com os clientes?
6) Os clientes são classificados com base em qualidades como imagem, aprendizado e referências? E na lucratividade que oferecem?
Processo:
digitalização
Aprendizado e crescimento:
pesquisa acadêmica
Palavras-chave:
mudança organizacional,
gestão empresarial,
trabalhadores,
sistemas informatizados,
apresentação pessoal,
responsabilidade, qualificação, pesquisador, pesquisado,
modelos
Resultados:
impactos da tecnologia de informação,
qualificação da empresa
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GregorioIvanoff - 05 Dec 2011
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