Tânia Bispo
O fenômeno das redes sociais, como blogs e comunidades virtuais, cresce de forma tão intensa no Brasil que se tornou até material para um nova pesquisa do Ibope/NetRatings. O estudo mostra que em maio de 2008, por exemplo, 18,5 milhões de pessoas navegaram em sites de comunidades.
O volume de pessoas trafegando por esses endereços virtuais tem causado preocupação para as empresas, que temem ter suas marcas malfaladas na rede - muitas companhias até contratam serviços de empresas especializadas em monitorar a imagem de seus produtos em blogs e sites afins. Segundo o levantamento do Ibope, "campanhas on-line partindo de blogs ou outras redes sociais podem ter um impacto 500 vezes maior do que se partissem dos sites das próprias empresas".
Para a indústria automobilística - foco do "relatório-piloto" divulgado pelo Ibope ontem - ter um comentário de um produto em uma rede social pode estimular a compra como pode, também, causar estragos. A pesquisa descobriu que "94,1% dos usuários que visitam os sites das montadoras frequentam comunidades, ou seja, uma ação das montadoras poderia ser rapidamente contraposta pelos membros da comunidade."
Saber qual é o comportamento dos consumidores em redes sociais - como o popular
Orkut, por exemplo - se torna cada vez mais vital já que a internet tem ocupado um papel importante na decisão de compra do consumidor. É na web que ele compara preços e pesquisa opiniões sobre determinado produto ou marca.
Palavras-chave:
redes sociais,
Beatrice Gropp
Folha SP.
Redes sociais crescem e preocupam companhias. <
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/cbn/capital_index.shtml >.
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+eficiente+%22ind%C3%BAstria+automobil%C3%ADstica%22&btnG=Pesquisar
Number of topics:
2
Number of topics:
0
Number of topics:
4
Number of topics:
1
--
GregorioIvanoff - 11 Oct 2019
to top