"[...] O principal entrave hoje é que para gerar créditos, de carbono ou de biodiversidade, é necessário comprovar que houve esforço financeiro ou tecnológico para manter aquela área intacta. Assim, como não se pode desmatar uma área de vegetação nativa protegida por lei não há, portanto, esforço para mantê-la de pé e, por consequência, não há produção de crédito. [...]" (Lovisi, 2023).
Palavras-chave:
serviços florestais,
DW
Astor, Maggie. Programas de compensação de carbono não entregam o que prometem: Estudos mostram que ações não conseguem capturar a mesma quantidade do gás emitido que se propõem a mitigar. "[...] uma compensação de carbono precisa financiar reduções que não teriam acontecido de outra forma. Se você paga alguém para preservar um bosque, mas ele nunca pretendeu cortá-lo, então você não está compensando suas emissões [...]".
Verra. Disponível em <
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/06/programas-de-compensacao-de-carbono-nao-entregam-o-que-prometem.shtml >. Acesso em 18 set.
2023.
DW. Créditos de carbono na Amazônia são ineficazes, diz estudo: Pesquisa da Universidade de Berkeley financiada pela ONG Carbon Market Watch aponta que sistema não é adequado para compensar emissões de carbono e expõe comunidades indígenas a riscos. "[...] Os autores do estudo também defendem que, em vez de destinar dinheiro à aquisição de créditos de carbono, esses recursos estarão mais bem investidos em projetos de conservação de florestas tocados por comunidades tradicionais e indígenas. [...]", 16 de setembro de 2023. Disponível em <
https://amp.dw.com/pt-br/cr%C3%A9ditos-de-carbono-na-amaz%C3%B4nia-s%C3%A3o-ineficazes-diz-estudo/a-66829606 >. Acesso em 16 set.
2023.
Lovisi, Pedro. Entidades tentam quantificar valor da natureza do Brasil: Projetos buscam convencer investidores e políticos de que biodiversidade do país é ativo financeiro. "[...] Um crédito de biodiversidade, também chamado pela BMV de unidade de crédito de sustentabilidade, equivale a 13 m² de área nativa preservada e 27 benefícios gerados por manter a floresta em pé, dentre eles a preservação da fauna e flora,
manutenção de fluxos hidrológicos,
madeira armazenada e estocagem de carbono. [...]".
Verra. Disponível em <
https://www1.folha.uol.com.br/amp/mercado/2023/09/entidades-tentam-quantificar-valor-da-natureza-do-brasil.shtml >. Acesso em 18 set.
2023.
--
GregorioIvanoff - 19 Sep 2023
to top