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Ilanet.MudancaSocialEmNormasr1.11 - 13 Aug 2023 - 02:52 - GregorioIvanoff

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"Na verdade, não existe grande dificuldade em se transferir, do governo federal para o plano local, regras formais, estruturas administrativas e alguns procedimentos burocráticos. O problema é que não se transferem, num passe de mágica, valores, comportamentos, coesão social e sobretudo a confiança entre os indivíduos que os estimulem a tomar em conjunto iniciativas inovadoras. Isso significa que o risco de existir apenas como formalidade necessária à obtenção de recursos públicos é inerente ao próprio processo de descentralização, contra o qual não existe uma proteção administrativa genérica.

[...] O maior desafio na construção de conselhos não está na capacidade de reunir um grupo composto por representantes dos poderes públicos locais e de representantes de agricultores. A questão é saber se o conselho tem a capacidade de representar mudança no “ambiente institucional” (North, 1990-1994) existente numa certa região. Neste sentido, talvez não seja inútil estabelecer a diferença entre organização e instituição. A organização reúne indivíduos para atingir certos objetivos. A instituição são as regras do jogo, as normas, os valores, os códigos de comunicação que permitem aos indivíduos e aos grupos levarem adiante ações em comum a partir de certos significados e certos códigos mentais partilhados (Denzau & North, 1994). O bar da esquina é uma organização: o McDonalds é uma instituição. A alimentação ali servida simboliza um certo modo de vida. O dinheiro, por exemplo, é uma instituição, mesmo não sendo uma organização." (ABRAMOVAY, 2001, p. 124).


Processo: estruturação interinstitucional em ligações


Aprendizado e crescimento: conselhos populares, conselhos gestores


Palavras-chave: normas sociais em grupos, escolas em normas sociais, gestão em grupos, capacidade de gestão, iniciativa popular, mudança social, engajamento, autonomia, mudança, normas


Keywords: effective political agency, engagement, embedded autonomy, social change in norms, psychological states


Brasil: estruturação interinstitucional no Brasil, Brasil em institutições, instituições brasileiras


ABRAMOVAY, Ricardo. Conselhos além dos limites. Estud. av., São Paulo , v. 15, n. 43, Dec. 2001 . Available from < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000300011&lng=en&nrm=iso >. access on 12 Jan. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142001000300011.

CARVALHO, Davi. A reforma política e a nova política proposta pelas ruas: José Antonio Moroni, membro do colegiado de gestão do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), fala sobre a reforma que o Brasil necessita para ampliar a democracia e a participação popular. Plebiscito, Rede Brasil Atual, 01/09/2014. Disponível em < http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/padrao-brasil/a-reforma-politica-e-a-nova-politica-proposta-pelas-ruas-2047.html >. Acesso em 16 jan. 2015.

FERRARI, Levi B.. Conselhos Populares na cidade de São Paulo. Lua Nova, São Paulo , v. 1, n. 2, Sept. 1984 . Available from < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451984000200022&lng=en&nrm=iso >. access on 15 Jan. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64451984000200022.

SANT'ANA, Ruth Bernardes de. Autonomia do sujeito: as contribuições teóricas de G. H. Mead. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília , v. 25, n. 4, Dec. 2009 . Available from < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722009000400002&lng=en&nrm=iso >. access on 17 Jan. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000400002.


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-- GregorioIvanoff - 17 Jan 2015
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