A
internacionalização de empresas brasileiras decorre por reação e a partir do crescimento orgânico da viabilidade proporcionada por instituições ou pela definição intencional de estratégias de avanço e pela adoção de posturas organizacionais de ação ativa para a conquista de objetivos pré-estabelecidos?
Segundo SCHERER (2007, Resumo): "[...] A ida para mercados externos ocorreu, prioritariamente, como estratégia diante da escassez de obras no Brasil. [...]".
Para interpretar a tecnologia da informação como instituição que também viabiliza a internacionalização das empresas brasileiras, sugere-se considerar os argumentos de SCHERER (2007), que apontou a importância do
lastro financeiro para as empresas brasileiras de construção pesada, nas seguintes situações:
- na análise da sub-categoria de processos de gestão, para a Queiroz Galvão, que adota gestão financeira conservadora (p. 244-245);
- na análise dos custos para o gerenciamento da atualização tecnológica, na sub-categoria de ciclo adaptativo, quando cita MATOS (2005, p. 308) e a demanda por investimento permanente, inclusive em tempos de crise;
- no argumento de que o lastro financeiro é pré-condição para manutenção da competitividade;
- na síntese sobre o problema de engenharia (tecnologia para produção e distribuição), quando, para a Queiroz Galvão, indica que "É o domínio de certas tecnologias que habilita as empresas a concorrerem por determinados tipos de obras", e aponta também "Tecnologia de ponta versus gestão eficiente de custos" e "Forte importância da área tecnológica", como "Noção ampliada de tecnologia - Lastro financeiro versus atualização tecnológica".
Aprendizado e crescimento:
mercados externos
Palavras-chave:
estratégias de investimento
Resultados:
tecnologia da informação
MATOS, P. *Construção Pesada": estratégias de competitividade e resistência às crises. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2005.
SCHERER, F.L.
Negócios internacionais: A consolidação de empresas brasileiras de construção pesada em mercados externos. 2007. 338 f. Tese (Doutor) - Curso de Administração, Departamento de Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. Disponível em: <
http://dspace.lcc.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/CSPO-72THCC/1/fl_via_luciana_scherer.pdf >. Acesso em: 23 jun. 2008.
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GregorioIvanoff - 23 Jun 2008
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