Uma maior percepção de publicações de balanços de desenvolvimento sustentável no Brasil pode estar associada a uma
mudança prévia na publicação de balanços que considere a dinâmica de
valores institucionais e a sua relação com
mercados.
Estes últimos, por sua vez, os mercados dinâmicos e sustentáveis, poderiam ser considerados como consequência da aplicação de recursos e capacidades em todos os setores devidamente articulados socialmente.
Um exemplo dessa articulação social poderia estar refletido em balanços sobre os resultados da aplicação do Orçamento da União do Brasil. Segundo LOYOLA e RAMOS (2007), países desenvolvidos criaram regras e estabeleceram limitações para a contratação de comissionados, incluindo o respeito a critérios técnicos na sua contratação. No caso dos países desenvolvidos nomeações políticas também são nomeações técnicas.
No Brasil, segundo LOYOLA e RAMOS (2007, Quadro p. 38-39), "Os escolhidos não passam por nenhum crivo técnico".
Palavras-chave:
diversidade em regulação,
mudança sustentável
Brasil:
orçamento no Brasil
GALLI, A.
et alli. Os cargos que os políticos mais querem. In. LOYOLA, L.; RAMOS, M. O que o Brasil precisa fazer para combater a corrupção.
Revista Época, 11 jun. 2007. Disponível em <
http://www.irb-brasilre.com.br/cgi/clipping/internet/anexos/mostrarAnexos.cfm?dirDoarquivo=/usr/local/www/htarqs/cgi/clipping/arquivos/&nomeDoarquivo=12_05_2007_epocacompleto.pdf >. Acesso em 25 fev. 2009
LOYOLA, L.; RAMOS, M. O que o Brasil precisa fazer para combater a corrupção.
Revista Época, 11 jun. 2007. Disponível em <
http://www.epoca.com.br/ >. Acesso em 25 fev. 2009.
MACEDO, Maria Fernanda. Gustavo Franco: “Hoje existe uma desconexão entre receita e despesa porque as instituições brasileiras que regulam o orçamento público são fracas.”, 01/07/2011. Disponível em <
http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/instituto-millenium/2011/07/01/gustavo-francohoje-existe-uma-desconexao-entre-receita-e-despesa-porque-as-instituicoes-brasileiras-que-regulam-o-orcamento-publico-sao-fracas/ >. Acesso em 6 jan. 2015.
Number of topics:
5
Number of topics:
2
Number of topics:
0
Number of topics:
0
--
GregorioIvanoff - 29 Nov 2008
to top