"[...] O ponto comum que evidencia a
biodiversidade – entendida aqui como a associação território-parentesco – é o
plantio de espécies nativas em condições climáticas adequadas, de maneira a retomar uma conjuntura autóctone e anterior à modernidade globalizada, sem que isso signifique negá-la.
[...]
'[...] Os Passeios [bioculturais] oferecem uma experiência imersiva na natureza e uma redescoberta educacional da importância dos elementos naturais dentro de uma floresta urbana, assim como nossa relação com eles, transcendendo sua funcionalidade meramente conectiva e estética.' [...]" (Tourinho, 2023).
Processo:
educação em adaptação
Palavras-chave:
recarga de águas subterrâneas,
arquitetura bioclimática,
cidades saudáveis,
povos indígenas,
experimentações,
biorremediação,
programação,
caminhada,
ambientes,
mediação,
parques
5 razões pelas quais a maioria das pessoas nunca descobre seu propósito. Disponível em <
https://web.archive.org/web/20190317010509/http://despertarcoletivo.com/5-razoes-pelas-quais-a-maioria-das-pessoas-nunca-descobre-seu-proposito/ >. Acesso em 27 ago.
2023.
Brodka, Claire. O que é "rewilding" na arquitetura? Conceitos, aplicações e exemplos. Conectividade do habitat; Conservação da
Biodiversidade; Perspectivas culturais e indígenas. Traduzido por Rafaella Bisineli, 30 de Agosto de 2023. Disponível em <
https://www.archdaily.com.br/br/1005858/o-que-e-rewilding-na-arquitetura-conceitos-aplicacoes-e-exemplos >. Acesso em 31 ago.
2023.
Tourinho, Helena. Parques urbanos como focos de biodiversidade: seis
projetos bem-sucedidos. Disponível em <
https://www.archdaily.com.br/br/1005925/parques-urbanos-como-focos-de-biodiversidade-seis-projetos-bem-sucedidos >. Acesso em 27 ago.
2023.
--
GregorioIvanoff - 27 Aug 2023
to top