"A esfera pública é um fenômeno social tão elementar como ação, ator, associação ou colectividade, mas [evita] os conceitos sociológicos convencionais de 'ordem social'. Não pode ser concebida como uma instituição e certamente não como uma organização, nem mesmo um quadro de normas com competências e funções diferenciadas. [...] A esfera pública pode ser melhor descrita como uma rede de comunicação de informações e pontos de vista (isto é, as opiniões que expressam atitudes positivas ou negativas); os fluxos de comunicação são, no processo, filtrados e sintetizados de tal maneira que eles se fundem em feixes de opiniões [públicas] topicamente especificados". (Habermas, 1996: 360, em Fleury, Sônia.).
“The public sphere is a social phenomenon just as elementary as action, actor, association, or collectivity, but it eludes the conventional sociological concepts of “social order”. Cannot be conceived as an institution and certainly not as an organization, not even a framework of norms with differentiated competences and roles. [...] The public sphere can best be described as a network for communicating information and points of view (i.e., opinions expressing affirmative or negative attitudes); the streams of communication are, in the process, filtred and synthesized in such a way that they coalesce into bundles of topically specified public opinions”. (Habermas, 1996: 360, In. FLEURY, Sônia).
Processo:
emancipação,
democracia
Aprendizado e crescimento:
ciência ambiental,
arranjos institucionais
Palavras-chave:
mudança organizacional em avaliação,
articulação social em agenda,
regime social de produção,
índice global de sustentabilidade,
pluralismo em equilíbrio,
inovação em representação,
ordem em mudança,
interesse público,
educação ambiental,
conselhos gestores,
prática democrática,
esfera pública,
bem comum,
espaços
Keywords:
expressing opinions,
policy relevance,
educational policies
Brasil:
estruturação interinstitucional no Brasil
FLEURY, Sônia. Observatório da inovação social. [...] reconstrução da esfera publica, tendo por finalidade identificar as transformações nas relações entre Estado e Sociedade que fundam novas práticas orientadas a governabilidade democrática, por meio da institucionalização de espaços públicos que garantam a participação cidadã, plural e deliberativa. Disponível em <
http://cdi.mecon.gov.ar/biblio/docelec/clad/cong6/6nov/14/fleury.pdf >. Acesso em 8 jul. 2013.
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): Ciência e tecnologia em saúde para a população brasileira. Disponível em <
http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/home >. Acesso em 8 jul. 2013.
JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cad. Pesqui., São Paulo, n. 118, Mar. 2003 . Available from <
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742003000100008&lng=en&nrm=iso >. access on 08 July 2013.
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742003000100008.
Observatório da Inovação Social. Programa de Estudos da Esfera Pública, FGV. Disponível em <
http://peep.ebape.fgv.br/apresentacao >. Acesso em 3 jul. 2013.
SALLUM JÚNIOR, Brasilio. Crise do governo Lula e déficit de democracia. Fórum de Economia da FGV-SP, La Insignia, set. 2005. Disponível em <
http://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=443 >. Acesso em 24 jun. 2013.
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+comunidade+pluralismo+%22em+arranjos+institucionais%22&btnG=Pesquisar
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GregorioIvanoff - 03 Jul 2013
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