Como introduzir a questão da economia ao nível geral do Estado, ou seja, o controle atento de um pai a riquezas, recursos, comportamentos individuais e coletivos, para que a convivência seja assegurada e legitimada de forma conveniente e em prol do bem comum?
"[...] No livro Microfísica do poder (1979), Foucault parte sua análise e reflexão sobre governamentabilidade a partir de duas obras de G. de La Perrière (Le miroir politique, contenant diverses manières de gouverner et policer lês republiques, de 1555) e de François de la Mothe Le Vayer (Loeconomie du prince, 1653). Algumas abordagens reflexivas sobre essas obras já foram aqui ressaltadas anteriormente, nesse momento interessam as três formas de governo postas por Le Vayer: o governo de si (a moral); o governo da família e da casa (economia); e o governo do Estado (a política).
Esmiuçando essas três formas de governo, Foucault quer responder à questão postulada por Rousseau: como introduzir a questão da economia ao nível geral do Estado, ou seja, o controle atento de um pai a riquezas, recursos, comportamentos individuais e coletivos, para que a convivência seja assegurada e legitimada de forma conveniente e em prol do bem comum.
Foucault aborda a questão da continuidade da arte de governar: ascendente e descendente. Na continuidade ascendente, Foucault (1979:281) coloca que "aquele que quer poder governar o Estado deve primeiro saber se governar, governar a sua família, seus bens, seu patrimônio". A continuidade descendente é no sentido de que "quando o Estado é bem governado, os pais de família sabem governar suas famílias, seus bens, seu patrimônio e por sua vez os indivíduos se comportam como devem". As duas linhas de continuidade fecham o cerco para a arte de bem governar, ou melhor, uma sociedade em que "todos" conseguem se governar e governar outrem; torna-se uma sociedade livre dos preceitos negativos imbricados nos interesses individuais colocados à frente dos coletivos, na sobreposição do espaço privado ao
espaço público. Essas linhas de continuidade de Foucault vêm chamar atenção para a linha central entre o governo de si (a moral) e o governo de Estado (a política), é o governo da família (a economia), que permitirá que o equilíbrio desse triângulo, moral - economia - política, possa ser encaminhado ao bem da sociedade" (FERREIRINHA; RAITZ, 2010).
Aprendizado e crescimento:
política de estado
Palavras-chave:
articulação social em agenda,
bem-estar em tecnologias,
bem-estar social,
desenvolvimento em equilíbrio,
socialização em espaço,
perspectiva em conhecimento,
horizonte de tempo,
tempo de diferenças,
espaço coletivo,
bens comuns,
governamentabilidade,
governança,
recursos,
cidade,
moral,
Michel Foucault
English:
common good
FERREIRINHA, Isabella Maria Nunes; RAITZ, Tânia Regina. As relações de poder em Michel Foucault: reflexões teóricas. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro , v. 44, n. 2, Apr. 2010 . Available from <
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122010000200008&lng=en&nrm=iso >. access on 06 Oct. 2013.
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122010000200008.
Updating governance / Governança que atualiza:
Global Challenge /
Desafio global. Remodelling Global Cooperation:
Claims in practice 2017 / Remodelando a Cooperação Global:
Reivindicações em prática 2017. Forming a coalition of people to develop a competition entry. / Formando uma coalizão de pessoas para desenvolver uma entrada de competição, 21 September / set. 2017. Available from / Disponível em <
http://www.ilanet.com.br/cgi-local/portal/bin/view/Ilanet/UpdatingGovernance?skin=print.pattern >. access on / Acesso em 21 September / set. 2017.
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+comunidade+%22bem+comum%22&btnG=Pesquisar
[11 jul.
2024,
Facebook] O que está em jogo nas eleições 2024?
https://youtu.be/LxI78MnXlCQ?si=eDrXmh6CRSB-4g_r, fundo eleitoral, fundo partidário,
recursos em produção
Number of topics:
33
Number of topics:
7
Number of topics:
5
Number of topics:
7
--
GregorioIvanoff - 10 Sep 2014
to top