Identidade. Sigmar Malvezzi,
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho,
Instituto de Psicologia, USP.
Inflação de significados - como projeção, como representação social, metamorfose, negociação, auto-imagem.
Conceito sem o qual não se trata/lida com nada. Quem sou eu, ele, ela? Qualquer resposta pressupõe um eu e um outro. Diálogos, discursos - quem é o outro para alguém?
Questão ontológica básica - quem é esse outro?
Jung - identidade vem de projeções coletivas, mecanismos projetivos que
Freud tanto analisou.
Nós fazemos de uma maneira idêntica essa projeção - a partir dos arquétipos.
Outro texto - Siampa - conceito de metamorfose - esforço para separar do conceito de identidade, os predicados e a representação.
'A identidade é o predicado que é revelado do indivíduo pela ação'. É a ação que revela quem ele é. A identidade como algo modificado pela ação. Identidade como conjunto de todo conjunto de predicados que vem da ação - posso diferenciar um indivíduo do outro.
O importante do conceito de identidade do Siampa - identidade metamorfose - como estou sempre agindo, a identidade pode alterar e manter os predicados. A ação seguinte reproduz a identidade.
Outro filão - Sennett e outros - a identidade é uma representação.
Produzida subjetivamente pelas pessoas - atuo sobre o indivíduo como eu imagino que ele seja. Aquilo que eu observo dele. Aquilo que eu observo não se sustenta pela observação empírica.
Teste Twenty Assessment Test. Tese Nuno Santos. Quem sou eu? Responda 20 vezes a mesma pergunta.
O indivíduo se representa de diferentes maneiras - análise independente da abordagem que assume. Condições do mundo de hoje afetam a identidade. Relação Homem-Trabalho - Quem é o indivíduo que entra nessa relação?
Conceito complexo que se entrelaça.
Papéis - papel esperado, subjetivo e desempenhado.
Papel esperado - ultra-simplista - conjunto de expectativas de comportamento que o grupo tem sobre o indivíduo.
Papel subjetivo - aquilo que o indivíduo deve fazer - conjunto de expectativas que é esperado dele.
Papel desempenhado - aquilo que ele faz.
Entre o papel subjetivo e o papel desempenhado - o ator cínico.
Identidade - Quem sou eu? Transcende a expectativa de um papel.
Moisés e Deus - eu sou aquele que é - sem nenhum predicado - o ser na sua plenitude - pode atribuir o que você quiser.
A identidade tem algo de mais permanente que o papel - identidade está para ser assim como papel está para estar.
O que faz o ser? Projeção, representação e predicados.
A questão da identidade - para estruturar minha ação em relação ao outro.
Teoria Fritz Heider - Psicologia das
relações interpessoais - Teoria da Atribuição - hipóteses que o indivíduo levanta sobre as
causalidades da ação do outro. Se é você ou é o outro que está causando as ações do outro - causa-efficiency.
3º conceito - conceito de personagem - para Siampa - aquilo que você coloca como identidade para a narrativa. Utilizo para me comunicar com o grupo o personagem que eu não sou mais - personagem a partir de papéis - questão do estar e do ser - conceito de personagem.
Todo ator passa por três fases - reprime a
personalidade e assume a personagem - depois de 6 ou 7 meses, não consegue mais reprimir a própria
personalidade.
Ator maduro - ele junto com o público, o autor e a
personalidade própria criam a
personalidade do personagem. Pega o personagem criado mais a experiência do público e cria o personagem.
Zona confusa, caótica para discutir conceitos de papel, identidade e personagem.
Fundamental a questão eu outro.
Fronteiras - 'identidade é um processo de negociação de fronteiras' [SENNETT].
Siampa e a questão dos predicados - predicados concretos e apropriações - apropriações são atribuídas.
Identidade como atividade - nenhuma atividade muda predicados concretos - é dentro da relação eu outro que as apropriações ganham significado.
[SENNETT] 'Identidade é uma coisa fabricada ...'. Cruzamento de referências, contínua reconstrução de narrativas, a partir de novos fatos.
Globalização - tempo e espaço - alterando referenciais de identidade - perdendo a organização como espaço - perdendo relação com as grandes narrativas (
referências) culturais. Os parâmetros da subjetividade são outros.
A questão das raízes - a identidade longe das raízes.
Piada forma o desenvolvimento da comunidade - desenvolvimento da reciprocidade.
Agency - o cara que cria a narrativa.
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Agency - Teoria da Ação - ~1960, 1970, categorização de Aristóteles, causa-efficiency. Debate retomado - até que ponto a ação é produto do sujeito ou de uma estrutura - traduzir por agenciamento - em português, 'ação' não tem o mesmo sentido - agency em inglês carrega a conotação de sujeito - o sentido exato é a promoção e a realização de uma ação.
Em português, agenciamento tem a noção de terceirização.
Determinismo das
estruturas, indivíduos e leis da natureza - transação entre essas três categorias de determinantes - questão chave entre as questões colocadas por ARCHER - destruição da condição humana - parte ontológica do ser humano [Ver Revista de filosofia de Lancaster].
*
Dois problemas mais complicados -
ambivalência no texto de ARCHER e a
multivalência do texto de SENNETT - muito complicado trabalhar o conceito de identidade - tentativa a partir da matemática.
Palavras-chave:
estratégia de redes sociais,
avaliação em pensamento,
ambientes virtuais,
ser humano,
categorização,
agentes,
identidades
SENNETT, Richard (2000) Street and Office: Two Sources of Identity. In: On The Edge (op. cit.)
MALVEZZI, Sigmar (2003) Texto sobre identidade ainda concluído ou revisado
Mehta, Dvija. Como implante cerebral Neuralink de Elon Musk 'amplia as fronteiras da mente'. Disponível em <
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cp0gyj3lv01o >. Acesso em 25 abr.
2024.
KRISTEVA, Julia ( ) Strange to Ourselves
AUTOR? ( ) On the rational action [Agency]
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GregorioIvanoff - 05 Nov 2005
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