MALVEZZI, Sigmar. A construção da identidade profissional como instrumento de carreira. Grupo Yahoo. Disponível em <
http://br.groups.yahoo.com/group/PST5716-2003/files/Sigmar%20Malvezzi/ >.
O presente momento histórico é caracterizado por frequentes e rápidas transformações de tecnologia e de equacionamento econômico demandando mobilização de mudanças nos indivíduos e nas instituições.
Busca-se a flexibilidade de ação, de estrutura e de vida pessoal, como
meio de ajustamento a novas contingências e condições económicas, sociais, culturais, tecnológicas e políticas. Nos últimos dez anos, diminuiu sensivelmente a correlação entre emprego e rotina.
Cresce o trabalho por projectos e a atividade autónoma. Atualmente, no Brasil, 55% dos trabalhadores vivem a condição de autónomo e cresce a adesão ao teletrabalho.
O desempenho profissional nessas condições obriga o indivíduo a administrar sua vida profissional, ou seja a trabalhar arduamente na reposição de si mesmo, uma vez que os referenciais ao seu redor, através dos quais ele atribui sentido e valor para si mesmo, estão em constante alteração.
Nesse sentido, a capacidade de administrar sua identidade torna-se uma competência fundamental para a sua sobrevivência profissional. Em outras palavras, a administração da própria identidade, como esforço de
ajustamento da competência, do vínculo com o trabalho e de reconstrução de sua trajectória histórica é um sinal de eficácia na responsividade à metamorfose do mundo. A identidade emerge como um conceito e uma ferramenta da vida profissional. [...]
--
GregorioIvanoff - 27 May 2003
Aprendizado e crescimento:
capital em identidade
Palavras-chave:
construção de identidades,
políticas culturais,
identidades virtuais,
identidade,
atividade
Number of topics:
4
Number of topics:
0
Number of topics:
1
Number of topics:
8
--
GregorioIvanoff - 27 May 2003
to top