O valor do conhecimento e da gestão estratégica em negócios
Adaptado a partir de Cleide Wataghin.
Segundo
MAGGI (2006), a autonomia e a discricionariedade no processo de trabalho significam respectivamente "a capacidade de produzir suas próprias regras", e escolhas de ações e decisões. A discricionariedade também é indicada como "espaços de ação num processo regrado".
O mundo é mais aberto, há mais discussão a respeito dos
valores corporativos e mais
transparência na gestão. As notícias estão por todos os lados, na mídia eletrônica, impressa e falada.
As pessoas podem e devem conhecer os objetivos das empresas e suas políticas de qualidade, se atuam junto a comunidade com algum projeto social, o número de colaboradores, suas filiais e até mesmo o número de clientes que possuem. Essa também é uma estratégia de negócios.
As empresas buscam nos líderes a capacidade de transmitir e conciliar seus desejos, através de especializações continuadas, visões estratégicas, carreiras generalistas e competências ligadas à
mudança organizacional.
Independente do setor de atuação e do porte, exige-se da empresa que a administração de recursos e capacidades, a estratégia de negócio, o marketing e análise do mercado estejam alinhados.
Os gestores devem aprender com os desafios, criar alternativas para a solução de problemas, delegar tarefas e acreditar que haverá acertos e erros, ter equilíbrio e paciência para ensinar, cobrar resultados e motivar para que sejam alcançados, ser criativos e abertos para a diversidade social, cultural e econômica dos colaboradores, entender e cumprir o que a empresa espera de cada um e de suas equipes.
Processo:
progresso
Aprendizado e crescimento:
gestão estratégica em negócios
Palavras-chave:
instituições de ensino em atratores,
capacitação em gestão de projetos,
economia criativa em conhecimento,
políticas de qualidade, objetos de atividade,
cursos de negócios,
valor de relacionamento,
inteligência organizacional,
apresentação pessoal,
articulação social,
informação justa,
economia justa,
ação interinstitucional,
ação interagência,
desenvolvimento regional,
desenvolvimento humano,
mercado justo,
mercado ético,
cidades sustentáveis,
balanço social,
redes sociais,
oportunidades,
estratificação,
relacionamento,
comunicação,
prioridades,
objetivos, contextos, estratégias,
liberdade,
autonomia,
política,
liderança, sociedade,
controle, empresa,
alcance,
pontos,
ativos,
metas,
risco,
vida,
UNISO,
GetGC
Resultados: conjuntos de prática e ordem,
valor do conhecimento
Global 100. Most sustainable corporations in the World. Disponível em <
http://www.global100.org >.
Global Reporting Initiative.
TEIXEIRA, D. A importância da gestão na vida das pessoas, Vida Executiva, Símbolo Comunicação, 2007. Disponível em <
http://revistavidaexecutiva.uol.com.br/Edicoes/27/artigo26534-1.asp >. Acesso em 08 out. 2008.
http://scholar.google.com.br/scholar?q=%22neg%C3%B3cios+sustent%C3%A1veis%22&hl=pt-BR&lr=&lr=
http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&lr=&q=%22sustainable+businesses%22&lr=
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=estrat%C3%A9gias+%22articula%C3%A7%C3%A3o+social%22&btnG=Pesquisar
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=valor+conhecimento+%22gest%C3%A3o+estrat%C3%A9gica%22+%22em+neg%C3%B3cios%22&btnG=Pesquisar
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GregorioIvanoff - 10 Jun 2008
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