Condições necessárias para que a classe emerja
"Interesses partilhados são um critério definidor elementar da
cultura de movimento. Esse critério é ele próprio variável, dependendo de interpretações de quais são os interesses de alguém. Historicamente, os interesses dos proletários se inscreviam na moldura da injustiça, e dentro dessa moldura eles foram capazes de definir seus interesses. Se essa moldura é universal é uma questão aberta (exceto para os mais ferrenhos teóricos da escolha racional). Dada a dominância da moldura da injustiça, pelo menos para as sociedades ocidentais modernas até o presente, podemos definir interesses partilhados como o cálculo de que recebemos menos do que deveríamos. Essa moldura foi dominante até agora na transição da sociedade tradicional para a moderna e para a modernização.
Normas partilhadas são um segundo aspecto de uma cultura de movimento. Assim o critério definidor de classe se torna dependente de quadros institucionais dados. Isso se aplica à noção de colarinho "azul" e "branco", que é basicamente uma definição legal. As normas diferenciam tipos de cidadãos e criam um sentido de comunidade baseado em normas que definem o status de um cidadão. Essas definições normativas não coincidem necessariamente com o critério de interesses partilhados. Mas a definição normativa do que se aplica em conjunto tem o efeito de criar um círculo mais amplo de pertencimento cultural, transformando conseqüentemente a cultura de protesto em uma cultura de grupo mais abrangente.
Um terceiro mecanismo para transformar e normalizar uma cultura de movimento são os valores partilhados. Ele foi o objeto da "psicologia social de classe" e foi usado na pesquisa de estratificação tradicional para provar e refutar a existência de classes em termos de valores partilhados. Esse critério novamente mede em que medida as pessoas foram socializadas em uma cultura, algo que não é necessariamente um aspecto de classe. Ele nos dá informação sobre o grau em que as pessoas classificam a realidade social em termos avaliativos e o grau em que elas são capazes de dar respostas nesse sistema de classificação. Ficamos, em última instância, com um indicador do grau em que uma sociedade está integrada no nível das orientações de valor" (EDER, 2001).
Palavras-chave: dinâmicas de ação coletiva,
socialização em cultura,
grupo em ação,
orientações de valor,
sociedade civil,
classes sociais,
estratificação,
crítica
Keywords:
research integrity
ALEXANDER, Jeffrey C.. Ação Coletiva, Cultura e Sociedade Civil: Secularização, atualização, inversão, revisão e deslocamento do modelo clássico dos movimentos sociais. Rev. bras. Ci. Soc., São Paulo , v. 13, n. 37, June 1998 . Available from <
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69091998000200001&lng=en&nrm=iso >. access on 18 Jan. 2015.
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69091998000200001.
EDER, Klaus. A classe social tem importância no estudo dos movimentos sociais? Uma teoria do radicalismo da classe média? Uma teoria do radicalismo da classe média. Rev. bras. Ci. Soc., São Paulo , v. 16, n. 46, June 2001 . Available from <
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092001000200001&lng=en&nrm=iso >. access on 20 Jan. 2015.
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092001000200001.
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GregorioIvanoff - 10 Feb 2016
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