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Ilanet.TecnologiaEmOrganizacaor1.1 - 05 Jun 2012 - 18:04 - GregorioIvanoff

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Construção de confiança: A quem e como serve o gestor de conhecimento?


Jornal Evolução - Publicação oficial do Instituto de Engenharia, ano XXIII, no. 60, março de 2004

Segundo STEWART (1998), um ‘chief knowledge officer – CKO’, ou executivo de conhecimento, desempenha duas atividades: coleção e conexão. A sua ênfase varia de empresa para empresa. Em geral, quanto mais descentralizada uma empresa maior a importância da conexão.

CKO, CLO (chief learning officer), CIO (chief information officer)? Quais são as diferenças? Segundo STEWART, os CLO’s ou ‘executivos de educação corporativa’ têm foco em recursos humanos e tendem a falar de treinamento, desenvolvimento de lideranças e gestão de mudanças. Os CKO’s, por sua vez, falam de alavancar o capital intelectual, a produtividade do trabalhador do conhecimento e as redes. Os CIO’s são mais conhecidos.

Outras visões conhecidas para papéis da gestão de conhecimento são agentes, ativistas, especialistas e os próprios trabalhadores do conhecimento.

Todas essas visões consideram o modelo vigente de negócios das empresas que continua fortemente apoiado na economia de transações e na avaliação de desempenho de custo e valor final de venda de produtos e serviços (ZUBOFF e MAXMIN, 2003).

O consumidor final, por sua vez, tem familiaridade na contratação de ‘gestores de conhecimento’. Médicos, advogados, professores, despachantes, agentes de viagem, corretores e muitos outros são papéis com seu valor bem estabelecido na sociedade.

Segundo STEWART (2001, p. 238), nas organizações tradicionais, organogramas definem mais que relações hierárquicas, reforçando ou substituindo a confiança interpessoal.

Em situações onde prevalece o ambiente de redes, entretanto, as relações dependem muito mais da cooperação do que do controle. A cooperação, por sua vez, depende da confiança.

E como se cria um clima de confiança em organizações ou em situações mais intensivas em conhecimento?

Ao tentar uma alternativa de resposta a essa questão, STEWART (2001, p. 240) propõe a promoção de componentes de apoio para o incentivo ao comportamento confiável. Esses componentes de apoio são:

  • Competência – quando a capacidade em desenvolver a tarefa desejada é reconhecida;
  • Comunidade – onde o trabalho e particularmente a aprendizagem ocorrem e a competência é validada;
  • Compromisso – onde são alinhadas expectativas pessoais e empresariais;
  • Comunicação – desenvolvendo a verdade e considerando que o mercado sempre sabe mais que as empresas sobre seus próprios produtos;
  • Compensação – pagando dividendos pela confiança como fonte de vantagem competitiva.

Como tudo na gestão de conhecimento, os papéis de gestores e trabalhadores ainda precisam de maior elaboração. A promoção do comportamento confiável, entretanto, é uma atividade importante em qualquer caso.

STEWART, Thomas (Jan 12, 1998). “Is This Job Really Necessary?”, Fortune, pp. 72-73.

STEWART, Thomas (2001) The Wealth of Knowledge. New York: Currency Doubleday

ZUBOFF, Shoshana, James MAXMIN (2003) O Novo Jogo dos Negócios. Rio de Janeiro: Campus


CTO ou CIO?


O CTO (Chief Technology Officer) deve se reportar ao CIO (Chief Information Officer), ou vice versa? Estes cargos são complementares? O CTO faz parte da organização de TI ou se reporta ao time administrativo?


CTOs: à espera de uma chance

14/05/2002

Pensar no futuro da tecnologia como a chave para o crescimento das corporações, estabelecer uma arquitetura global, supervisionar iniciativas de Internet e direcionar o desenvolvimento de aplicações de acordo com o negócio da empresa. Estas tarefas, entre outros múltiplos poderes, fazem parte das atribuições de um CTO (Chief Technology Officer).

A dobradinha com o CIO (Chief Information Officer), no entanto, ainda está no campo da futurologia. De acordo com uma pesquisa realizada por uma empresa de colocação e busca de executivos, em Nova Iorque, somente 10% das companhias norte-americanas adotaram um CTO. E, embora a figura do executivo totalmente dedicado à tecnologia tenha sido estudada por algumas empresas brasileiras, há cerca de um ano, poucas colocaram a ideia em prática.

[...]

Veja texto completo em:

http://ftp.mct.gov.br/Temas/info/Imprensa/Noticias_2/Desenv_2.htm


Palavras-chave: informação em organização


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http://pipl.com/directory/tags/Tecnologia

-- GregorioIvanoff - 05 Jun 2012
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