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Persona.SurpresasInevitaveisr1.13 - 24 Apr 2024 - 01:38 - GregorioIvanoff

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Preparando-se para o Futuro


Sugestões transcritas de Schwartz (2003, p. 136-140):

  1. Construa e mantenha seus sistemas sensoriais e de inteligência. Isso não significa apenas o sistema tecnológico. Significa os tipos contínuos de "conversas estratégicas", nas quais você e seus colegas e pessoas queridas continuam vigilantes, observando e interpretando a interação de forças que podem afetar vocês, suas empresas e comunidades.
  2. Cultive um senso de oportunidade. Ao perceber que um evento se aproxima, pergunte a si mesmo: com que rapidez ele está chegando? Quando poderá ocorrer? Quanto tempo ainda lhe resta?
  3. Identifique com antecedência os tipos de "avisos precoces" que sinalizariam a chegada rápida de uma mudança. Se você é um investidor estrangeiro, por exemplo, quais são os primeiros sinais de prováveis crises financeiras? Você sabe que elas ocorrerão na China e na Índia, o que é preciso investigar lá? Se você é um tecnólogo, que tipo de fundos serão evidentes primeiro em sua área antes que ela atraia verbas de outros locais? Se você está preocupado com a mudança climática, como seria o próximo sinal de alerta? E como diferenciá-lo das variações climáticas normais?
  4. Providencie mecanismos para gerar o que chamo de destruição construtiva. Instituições, empresas, agências, partidos políticos e valores do passado podem revelar-se moribundos e contraproducentes em um novo ambiente histórico. Você está preparado para se descartar deles? Mais importante, você ensaiou tal medida? Que processos, práticas e organizações você chegou a desfazer nos dois últimos anos, ou no último ano? Se a resposta foi "nenhum", talvez seja hora de praticar antes de uma emergência.
  5. Tente evitar a negação. Ao encontrar uma "surpresa inevitável" que dificulta a sua vida ou a de sua empresa, não finja que isso não está acontecendo. Este livro está cheio de exemplos de líderes que agravaram um problema ao tentarem negar sua importância: a AIDS na África e na Rússia, o problema das telecomunicações e a potencial gravidade da mudança no clima global.
  6. Pense como uma empresa de produtos primários. A maioria dos produtos, serviços e somas financeiras comercializadas tem a ver com bens básicos - ninguém possui monopólio por sua produção e, assim, todos estão sujeitos às oscilações na oferta e na procura a qualquer momento. Isso inclui não apenas bens reais, como petróleo, ouro e trigo, mas também o preço de ações, receitas fiscais e faturamento comercial. É muito fácil acreditar, durante a subida dos preços, que desta vez é diferente, e que seu produto subirá para sempre. Contudo, mais cedo ou mais tarde o preço atingirá um teto. Ele pode vir subitamente e, depois, o que resta é a queda abrupta e altamente perturbadora.
  7. Conscientize-se da capacidade crítica e do grau de discernimento exigido pelas novas situações. Aja deliberada e humildemente ao ingressar em novas situações que exijam sua capacidade de julgamento. Todos os indivíduos e empresas de sucesso têm um núcleo integrado de decisões - não apenas conhecimento, mas a capacidade para tomar decisões sensatas em determinada área, que é a base do sucesso. Em tempos de turbulência, a tentação para deixar de lado sua competência e aproveitar oportunidades externas é grande. Essa espécie de risco é o que geralmente causa os maiores problemas.
  8. Valorize ao máximo a educação. A maior parte dos fracassos de adaptação, na verdade, ocorre porque as pessoas não aprenderam o suficiente sobre as mudanças que estavam por vir. No futuro, teremos que estudar muito mais. Se os avanços na ciência e tecnologia são uma indicação, o trabalho será cada vez mais intenso em termos de conhecimento, e o valor do conhecimento científico, em particular, será cada vez maior.
  9. Valorize muito o desenvolvimento sustentável e ecológico. Esta não é apenas uma questão política e ambiental global, mas um veículo para a integração e desenvolvimento de alta qualidade. Teríamos que praticamente administrar uma empresa que segue essa trilha para reconhecermos seu valor; tal empresa concentra sua atenção nos "efeitos colaterais" de suas ações, de modos extremamente úteis.
  10. Valorize ao máximo a infraestrutura e o apoio financeiro. As pessoas precisam de redes de segurança e garantias contra crises. As empresas precisam embutir tais salvaguardas e ajudar seus empregados a formarem a infraestrutura que precisam. A sociedade como um todo precisará estar atenta aos interesses do grupo dos "20 a 40%" (ver elementos produtivos da sociedade), ao qual geralmente ninguém presta atenção.
  11. Cultive contatos. No mundo de 2025, as pessoas estarão inevitavelmente em contato, com maior regularidade e abrangência do que hoje. A computação quântica, a banda larga universal, a maior longevidade, a globalização e a energia limpa reformularão nosso mundo, rumo a uma interconexão muito maior. Você está preparado para isso? Você possui contatos profundos e francos, que o ajudem a passar pela próxima turbulência?


Processo: atenção estratégica


Aprendizado e crescimento: coordenação em educação


Palavras-chave: desenvolvimento em diferenças, relevância em formação, elementos predeterminados, desastre evitável, abertura social, terceira idade, perfil político, transformação, infraestrutura, integração, iniciativas, economia, trabalho, cidades, países, futuro, Peter Schwartz


English: inevitable surprises


Resultados: inovação acelerada pela multidão


Chris Anderson: How web video powers global innovation. Available from < http://www.ted.com/talks/chris_anderson_how_web_video_powers_global_innovation >. access on 11 June 2015.

Sala de aula: As interações pessoais e as tecnologias no intercâmbio dos saberes, III Encontro de Formação Docente Continuada, Pró-Reitoria de Graduação, Direção Geral de Ensino, ULBRA, Campus Canoas, RS, 27 e 28 de julho de 2010.

Peter Drucker (19 de novembro de 1909, em Viena, Áustria - 11 de novembro de 2005, em Claremont, Califórnia, EUA). Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Drucker >. Acesso em 21 mai. 2020.

Schwartz, Peter. Cenários: As surpresas inevitáveis. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003. Tradução: Maria Batista.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+individual+%22surpresas+inevit%C3%A1veis%22&btnG=Pesquisar


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Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
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Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 22 May 2020
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