Eduardo Longo escreveu para o
GetGC (16/mai/2002,
http://br.groups.yahoo.com/group/getgc/message/205):
[É] difícil negar a importância de estimular o crescimento das exportações; não só pela dependência externa que o país tem, mas
também pela sua participação minúscula no comércio internacional;
Incomoda a visão de que criar políticas "industriais" seja incompatível com o "livre mercado"; na realidade as coisas passam pelo mercado, mas o governo tenta criar estímulos em certa direção (que não necessariamente passam por intervencionismo ou coisa parecida);
O ponto crucial é: que tipo de exportação deve crescer? Commodities com certeza não interessam, e aí se encaixa o conhecimento -
produtos de maior valor agregado dependem de maior "densidade" de conhecimento, conhecimento este que se "materializa" em um bem. É o que Greenspan chamou de "desmaterialização" da economia, pois o conhecimento/informação passa a ser um componente cada vez maior da riqueza gerada. O ponto importante é que este conhecimento não está em "estado puro", ele é "agregado" a "coisas" para gerar "coisas mais valiosas";
Seguindo o raciocício, deveríamos pensar em exportar bens "intensivos em conhecimento", onde se encaixam os "bens da informação" definidos por Shapiro e Varian. Sem dúvida o software se encaixa nesta categoria (aliás, a dinâmica destes bens é totalmente diferente da dinâmica da soja, pex);
O desenvolvimento de clusters (e não só exclusivamente "tecnológicos") pode ser uma solução para estimular isto. Recentemente li uma matéria em que o tema central era a existência de um "ambiente nacional de inovação" onde, se não me engano, os clusters desenvolviam um papel importante na criação de um ambiente propício à inovação (vou tentar escanear e enviá-lo). Aqui ainda tem vários outros pontos interessantes, como a competição e colaboração entre as empresas, efeitos de rede, etc.
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GregorioIvanoff - 03 Feb 2006
Palavras-chave:
movimento em conhecimento,
educação em avaliação,
economia em rede,
práticas políticas,
práticas docentes,
soluções criativas, capital intelectual,
conhecimento,
estratificação,
economia,
valor,
Banco Mundial,
GetGC,
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Eduardo Longo
Brasil:
UNISO,
Centro Paula Souza
Resultados:
representação na economia do conhecimento
BELOME, Gisele de Oliveira. O Valor do Cidadão e o Valor do Dinheiro,
Centro Paula Souza. Disponível em <
http://www.webartigos.com/articles/1515/1/O-Valor-do-Cidad%E3o-e-o-Valor-do-Dinheiro >.
O conhecimento como valor em tecnologia e negócios,
PUC-SP MBIS.
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+soci%C3%A1vel+human%C3%ADstico+%22capital+intelectual%22+conhecimento+valor&btnG=Pesquisar
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GregorioIvanoff - 30 Jul 2006
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