O conhecimento se transforma
O conhecimento não é cumulativo, ao contrário, é renovado continuamente. O conhecimento se transforma a partir da equilibração de esquemas de ação que juntam assimilação e acomodação, resultando em aprendizagem.
*
Marcos Lara, 12 set. 2007: No seu último livro, "Vida Líquida", Zygmunt Bauman pontua que, tão importante quanto adquirir novos conhecimentos, motivado pela pressão das novas tecnologias, está a capacidade de desaprender, pois é dela que vem a possibilidade de se criar novos percursos nas novas condições criadas pelas novas tecnologias e as novas condições objetivas de vida. Como diria Elis Regina, "o novo sempre vence".
Essa é uma discussão bastante mais profunda, mas provoca pensamentos interessantes em várias áreas, principalmente na área da
educação, onde ainda se observa a mera transferência e acúmulo de informações (nem se pode chamar isso de conhecimentos) e se vê muito pouco o preparo dos mais jovens para viverem em um mundo de enormes transformações em tempos acelerados, que lhes exigirão frequentes movimentos de adaptação.
*
Nelson Ferraz: As
teorias são formas pelas quais enxergamos o mundo, constituem-se em uma espécie de óculos. Elas podem ser instrumentos intelectuais de coordenação, que permitem a
superação de diferentes egocentrismos, facilitando a compreensão daquilo que observamos - nesse caso temos as teorias científicas. Podem, também, atuar como nuvens que dificultam leituras - é o caso das teias formadas por preconceitos e crenças.
Estes versos de
Alberto Caeiro estão a falar de possíveis nuvens de preconcepções a encobrir
aquilo que estamos querendo ver:
Não basta abrir a janela
Para ver os campos e os rios.
Não é bastante não ser cego
Para ver as árvores e as flores.
É preciso também não ter filosofia nenhuma.
Com filosofia não há árvores: há ideias apenas.
*
Sobre a Aprendizagem e o Conhecimento (KRISHNAMURTI, J.) reúne as mais profundas observações de Krishnamurti sobre a natureza da aprendizagem e da transformação de conhecimentos.
Krishnamurti examina o efeito desses tópicos sobre a percepção humana e afirma que nossa dependência em relação ao conhecimento é potencialmente desastrosa tanto para as relações pessoais como para as relações globais.
Ele valoriza não só o uso necessário do conhecimento como o conhecimento psicologicamente prejudicial, oferecendo novas técnicas de aprendizagem mediante as quais podemos ter uma percepção mais precisa daquilo que desconhecemos.
Krishnamurti defende que certas experiências não deveriam ser acumuladas, para que possamos enxergar sempre o que é real, e não imagens projetadas.
Aprendizado e crescimento:
valor em credibilidade
Palavras-chave:
coordenação de relações de pesquisa,
competência,
aprendizagem organizacional,
conhecimento em transformação,
gestão estratégica em negócios,
conhecimento,
Zygmunt Bauman
FABIANO, Cauê. Chega ao Brasil plataforma que transforma leitura em mídia social. IDGNow, 13 ago. 2012. Disponível em <
http://m.tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2012/08/13/chega-ao-brasil-plataforma-que-transforma-leitura-em-midia-social.htm >. Acesso em 20 out. 2012.
PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather. As competências para ensinar no Século XXI. In. CARVALHO, F.C.A; IVANOFF, G.B.
Tecnologias que educam. São Paulo:
Pearson, 2010, p. 56, fig. 4.33.
http://scholar.google.com.br/scholar?q=%22o+conhecimento+se+transforma%22&hl=pt-BR&lr=&btnG=Pesquisar&lr=
Number of topics:
12
Number of topics:
0
Number of topics:
5
Number of topics:
3
--
GregorioIvanoff - 31 Jan 2006
to top